Share This Article
Atenção amantes de comida japonesa: estudos têm concluído que o tamanho dos peixes está cada vez menor. Segundo pesquisadores, o fenômeno é responsabilidade do aquecimento global.
Primeiro, a revista Nature Climate Change publicou estudo da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, que prevê diminuição de 14% a 24% no tamanho dos peixes por causa da redução de oxigênio na água e da mudança climática. Na época, mais de 600 espécies foram analisadas.
Depois, foi a vez da Universidade de Aberdeen, na Escócia, publicar, na revista Global Change Biology, pesquisa que concluiu que seis espécies comerciais do Mar do Norte encolheram aproximadamente 29%, entre 1970 e 2008.
O fato coincidiu com o aumento de até 2 graus na temperatura do mar. Os pesquisadores identificaram a mudança climática e a alta temperatura como a causa mais provável do encolhimento dos peixes. Segundo eles, quanto mais quente está a água, mais acelerado o metabolismo do peixe funciona – o que demanda ainda mais oxigênio.
Foto: joyoflife/Creative Commons