Share This Article
As belas praias de Acapulco, um balneário na costa pacífica do México, brilharam por luminescência pela primeira vez em 60 anos, produzindo um lindo show de luzes a partir das ondas do mar!
O fenômeno ocorre graças ao plâncton bioluminescente que se desgarra das profundezas do mar, sendo conduzido pelas correntes marítimas até a superfície.
Fotos de uma praia de Acapulco tomada por cores azul-neon viralizaram nas redes sociais na segunda-feira passada (20). Além do espetáculo visual, as imagens chamaram a atenção pelo fato de ser algo que não acontecia desde a década de 60.
Leia também: Refugiados sírios doam marmitas para idosos durante a pandemia em São Paulo
O intenso fluxo de turistas, além do lixo descartado nas praias, contribuíram para afugentar o fitoplâncton (e outras espécies da fauna marinha, como as baleias) ao longo dos anos.
Talvez este seja um belo exemplo de como a natureza tem resgatado o espaço, que antes da quarentena, vinha sendo perdido para a interferência humana.
De acordo com o portal Mexico Daily News, as autoridades públicas de Acapulco atribuíram o fenômeno à calmaria do mar causada pela ausência de turistas em consequência da pandemia do coronavírus.
A redução da atividade humana tem causado quedas históricas no nível de poluição, sobretudo do ar. Na Índia, por exemplo, os picos do Himalaia puderam ser vistos pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).