Aplicativo prevê com antecedência incidência de raios no Brasil para salvar vidas

Aplicativo prevê com antecedência incidência de raios no Brasil para salvar vidas
16 out 2016

Você sabia que entre os anos de 2000 e 2014, 1.790 pessoas morreram em decorrência de raios no Brasil? São mais de 50 milhões de descargas elétricas registradas anualmente em território nacional. Isto sem falar nas enchentes e chuvas de granizo.

Para tentar prever esses eventos climáticos extremose, consequentemente, tentar evitar as tragédias que provocam –, o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) acaba de lançar uma ferramenta online. É o SOS Chuva, que promete informar, com precisão, por exemplo, a incidência de raios que podem impactar uma região, ou quando e quanto irá chover em determinado bairro.

Além do sistema online, também será disponibilizado um aplicativo para celular. Tomadores de decisão, como a Defesa Civil, centros de meteorologia e instituições associadas à gestão de risco, ainda terão acesso a uma plataforma web mais complexa.

O projeto-piloto foi lançado em Campinas, no Estado de São Paulo, mas deve abranger também cidades próximas – como Jundiaí, Piracicaba e Jaguariúna – para, quem sabe, em breve ser expandido para outras regiões.

Também participam do projeto a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a ESALQ/USP (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”) e o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP.

Todos unidos para que, nos próximos quatro anos, as notícias sejam diferentes e deem conta das centenas de vidas poupadas graças à tecnologia!



Web Rádio Água
Web Rádio Água

A Web Rádio Água é uma ferramenta de comunicação do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), um centro de categoria 2 do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO. A WRA opera na produção e difusão de conteúdos em áudio (técnicos e comunitários) dentro das temáticas “Água, Energia e Sustentabilidade”. O projeto dedica-se a ser um espaço colaborativo que possibilita a troca de informações e experiências, para que, a partir da mobilização social, sejam adotadas boas práticas relacionadas à temática água como recurso natural em diferentes cenários da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *