Share This Article
Você sabia que entre os anos de 2000 e 2014, 1.790 pessoas morreram em decorrência de raios no Brasil? São mais de 50 milhões de descargas elétricas registradas anualmente em território nacional. Isto sem falar nas enchentes e chuvas de granizo.
Para tentar prever esses eventos climáticos extremos – e, consequentemente, tentar evitar as tragédias que provocam –, o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) acaba de lançar uma ferramenta online. É o SOS Chuva, que promete informar, com precisão, por exemplo, a incidência de raios que podem impactar uma região, ou quando e quanto irá chover em determinado bairro.
Além do sistema online, também será disponibilizado um aplicativo para celular. Tomadores de decisão, como a Defesa Civil, centros de meteorologia e instituições associadas à gestão de risco, ainda terão acesso a uma plataforma web mais complexa.
O projeto-piloto foi lançado em Campinas, no Estado de São Paulo, mas deve abranger também cidades próximas – como Jundiaí, Piracicaba e Jaguariúna – para, quem sabe, em breve ser expandido para outras regiões.
Também participam do projeto a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a ESALQ/USP (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”) e o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP.
Todos unidos para que, nos próximos quatro anos, as notícias sejam diferentes e deem conta das centenas de vidas poupadas graças à tecnologia!