Share This Article
Já noticiamos aqui, no The Greenest Post, que o Brasil permite o consumo de 14 agrotóxicos proibidos mundialmente. Pois este número acaba de aumentar mais um pouco graças a decisão da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que decidiu liberar o uso de Benzoato de Emamectina no país.
Trata-se de um agrotóxico bastante agressivo, que havia sido proibido em território nacional no ano de 2010 por suspeita de causar malformações e elevada neurotoxicidade àqueles que tem contato direto com a substância. Em outras palavras, ele foi banido porque podia causar danos graves ao nosso sistema nervoso.
O agrotóxico chegou a ser usado em 2013 para brecar um surto de lagartas em plantações de milho transgênico. Tratava-se de um caso emergencial, em que o Ministério da Agricultura utilizou a substância, inclusive, sem a autorização da Anvisa. Cinco anos depois, no entanto, a agência nacional decidiu por liberar o uso desse veneno em todo o país. “O produto foi avaliado pelo Ministério quanto à sua eficiência agronômica e conclui-se que ele está apto a entrar no mercado”, diz Luis Rangel, secretário de Defesa Agropecuária no Brasil. Segundo ele, a proibição do Benzoato de Emamectina causou prejuízos de mais de R$ 11 bilhões ao setor agropecuário. E, afinal, dinheiro vem antes da saúde?
LEIA TAMBÉM:
Arroz, feijão, banana… Mais de 50% dos exemplares desses alimentos estão contaminados por agrotóxicos
A Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida já se manifestou contra a liberação da Anvisa. O grupo declarou que, ao contrário de outras consultas públicas, desta vez não houve divulgação por parte da agência ao atores interessados. Ou seja, não houve diálogo com a sociedade civil!
O movimento apontou ainda parcialidade na decisão divulgada pela Anvisa, que – vale destacar! – foi tomada em tempo recorde. Na maioria dos casos, a consulta pública demora meses. No caso do Benzoato, no entanto, ela se deu em 21 dias. Por que tanta pressa?
Foto: Divulgação
56 Comments
Claudio D`Amato
Mas depois inventa de retirar os aditivos de sabor dos cigarros. BRASIL!!!
Luiz Carlos Pauli
A Anvisa, e PALHAÇOS PROFISSIONAIS, ativistas antitabaco são palhaços que nos fazem cair na gargalhada. Primeiro inventaram que cigarro causa câncer pulmão, não deu para segurar a mentira, pois câncer de pulmão é epidemia em não fumantes, dai partiram para a piada de que morrem 200 mil fumantes todo ano no Brasil, não deu para segurar a mentira também, o DATASUS diz que morrem apenas 925 fumante, partiram para o fumo passivo, não deu para segurar a mentira, apareceu o maior especialista no assunto William Doll, dizendo que isso não existe, partiram então para a informação que cigarro causa todo o câncer do ser humano, não deu para segurar a mentira, apareceram os cientistas da universidade John Hopkins, dizendo que câncer vem pelo azar, independe de fumar, e por fim, a medicina declarou ao judiciário que essas mortes que eles espalham pelo cigarro não passam de mentiras no processo de nr. 583.00.1995.523.1267-5. Então, para cair mais na gargalhada, partiram para crianças como escudo, dizendo que cigarro é doença pediatrica, que todas as crianças fumam, pois os comerciantes são mal intencionados e vendem as criancinhas. São ou não são os legitimos palhaços profissionais? KK.
Claudio D'Amato
Isso mesmo!
marcos
olá , você é plantador de tabaco né ? tem postagem tua desde 2012 em tudo que é lugar da internet defendendo o cigarro , vira o disco amigo … à tempo : após 28 anos de uso, parei de fumar porque mês passado porque tive infarto agudo por consequências do cigarro . então essa história que cigarro não faz mal é mentira .
josimar
a ta e meu pai teve problemas de coração sem nunca ter fumado. você fala isso por que o medico perguntou vc fuma? se sim foi do cigarro. se não fumasse ele iria perguntar então vc bebe? se sim foi culpa da cachaça. e por ultimo se usa ou tem contato com agrotóxicos se sim ele vai tentando achar um culpado.
Clarice
O cigarro pode não ser causador mas agravante sim. Como qq outra droga ou substâncias tóxicas. Assim como tomar suco de laranja não causa úlcera de estômago mas agrava a situação de quem tem úlcera.
Que pesquisas podem ser tendenciosas ,isso é verdade, mas tentenciosas em ambos os lados.
Alexandre
isso fazes isso não pode ser a causa mas o agravamento, tem inúmeros fatores para se desenvolver uma doença.
Telma
to sem entender.. ele deve ser fumante inveterado.. tudo bem, mas se eu não tivesse deixado o cigarro, estaria morta agora.. normal
Gilberto Kasper
Além do que , o hábito de fumar é mau gosto mesmo… como achar nobre um ato que produz mau cheiro e sujeira…
Aurelio Mayorca
Concordo. Sintetizou, Parabéns.
Alan
Que que uma coisa tem a ver com a outra.. ou mais especificamente… que que a tentativa de proibição do cigarro tem a ver com a liberação do Benzoato de Emamectina?
Gabriela Sakamoto
Estava me perguntando a mesma coisa. Povo doido!
Átila
Argumentos histéricos e sem base algum, cadê os links para os artigos sobre o assunto? Parece mais algum robô que sai divulgando isso em comentários de sites diferentes…
scafi
obrigado por fumar
Elisa
Como é interessante de ler comentários de pessoas que ignoram a existência do lobby da indústria do tabaco, que investe milhões em pesquisas acadêmicas para sustentar tais argumentos absurdos.
Aurelio Mayorca
Parabéns
Mauro
KKKKKKKKKKK vc ou é um viciado em cigarros ou produtor defendendo a produção!! Ridículo os argumentos!
Glaucia
Vergonha deste país! Coitados de nós. Que ficamos a mercê deste povo corrupto. Que tristeza!
Leonardo
Se não fosse pelos agrotóxicos não teríamos o que comer, o Brasil não seria a potencia agrícola que é, o desmatamento seria muito maior devido menor produtividade por hectare. Faça uma horta em casa e tire suas conclusões, só para exemplificar, é impossível plantar couve e tomate sem defensivos.
Existe uma diferença muito grande entre os riscos para quem aplica o defensivo para quem consome o vegetal, para isso existem os EPIs.
Mais uma mentira contada inúmeras vezes que se tornou uma verdade.
Saúde Via Natureza
É um absurdo a quantidade de agrotóxicos que consumimos diariamente. E, o que é ainda pior, com a autorização de um órgão que deveria, de fato, ajudar a fiscalizar.
Muitas doenças sem cura, ou de difícil diagnóstico, muitas vezes, são provocadas por agrotóxicos. É simplesmente desolador.
Rodrigo
Sério? Qual é a quantidade? vc ja mandou analizar um tomate comprado no mercado pra saber o quanto de agrotoxico tem nele? Essa é a merda ninguem sabe de nada. Se baseiam linhas retirado de pesquisas q ninguem sabe da onde veio quem fez se existe o tal instituto. Deixa explicar uma coisa.. agrotoxico para ser usado tem 10 anos de pesquisa e testes é assim no mundo todo, agrotoxico é volatil, ou seja, evapora ou dilui em agua, exitem regras para o uso, para que ele possa praticamente sumir quando cultura estiver pronta para colheita. Outra coisa que esse pessoal q mal plantou feijao no copinho na segunda série sabe é que agrotoxico é caríssimo, o produtor usa sempre mas sempre o minimo possivel e somente quando muito necessário.
Antes de virar militante por uma causa, saiba o que esta falando, converse com quem esta na linha de frente, quem produz, vai ver de perto. Ficar se baseando em opniões e interesses é uma estupidez.
Stefano
Correto, sem mais!
Nilton
Deixa de ser ignrante rapaz. Vc já ouviu falar em agricultura orgânica?, Agrofloresta? Teoria da trofobiose. Vai estudar.
Stefano
Já ouviu falar em produção em massa? População mundial em mais de 7 bilhões de pessoas? É inviável, impossível, produção em larga escala nesses seguimentos que você mencionou, esses são apenas alguns nichos de mercado, nada mais que isso, ou seja, não garante o funcionamento do sistema de produção.
Aurelio Mayorca
Concordo. Sintetizou, Parabéns.
Conheçam uma Proposta de solução: http://www.impactpopulation.org
Lesley
‘E impossivel plantar couve e tomate sem AGROTOXICO? Então esse monte de comida orgânica que eu como é o que? Como o MST é o maior produtor de arroz orgânico do país. Como a China esta diminuindo o consumo de fertilizantes e venenos e AUMENTANDO a producao? Sério se informe mais.
Rodrigo
Qual a quantidade q eles conseguem produzir por acaso? O mst tem prejuízo, eles divulgam essas pilulazinhas pra conseguir a simpatia de quem nunca viu uma horta na vida pra continuar praticando terrorismo partidário. Metade do arroz consumido no brasil vem do paraguai e vc sabe quais agrotoxicos se usam lá? Não né. Alias boa parte do tomate (usado pra fazer molho em lata) vem da china, trigo vem da argentina e vcs ai choramingando sobre o que o brasil usa ou nao, nem seguer sabe da onde vem a comida.
Organico é tudo aquilo que vc planta no quintal de casa e espanta as moscas a tapa, esse organico q vc acha no supermercado custando 5x mais tb vai defensivo siiimm disfarçado de produto natural.
DULCE WILMERSDORFER
Melhor comentário!!!!Parabéns Lesley!!!A informação é importante antes de fazer qualquer publicação ou comentário!!!!
flavia
eu tive uma horta com 5 tomates diferentes, vouve, repolho, morango, alface e mais um monte de outras verduras e NUNCA usei agrotoxico, tudo a base de plantacao mixta que é quando uma planta protege a outra. O Adubo era orgamnico da composteira de resto de grama cortada, resto de vegetais e esteco. E um adubo a base de urtiga que eu mesmo fiz A Horta produzia o suficiente para umas 15 pessoas durante o ano todo. Entao parem de achar que agrotoxico é a salvacao do mundo. O que nao é viavel é o modelo monoculturista de largo cultivo!
Denize
Concordo com voçê. Impossível produzir algo. Muitas pragas, usando com cautela não vamos mosrrer dissso. Morre quem não usa EPI’s. Ouço muito issso. Posso estar falando besteira.
Denize
Concordo..
Luiz Parussolo
O problema do Brasil é que a verdadeira foi abolida desde o governo Sarney. Ou nunca o país procurou aprender e desenvolver que há necessidade de estimular o espírito desde a idade precoce, até a adolescência e no máximo até 20 anos ou então, caso não venha ser observado, você cria alienados e psicopatas.
O que ocorreu com o Brasil foi a tomada de criaturas sem espírito, razão e entendimento nos poderes e nas instituições.
O Brasil é disparadamente o maior consumidor de defensivos agropecuários do mundo. Vejam o tamanho da irracionalidade da criatura brasileira. O Brasil faz um holocausto programado de seu povo.
Tem defensivo agrícola aplicado aqui dentro que o mundo verdadeiro proibiu faz 40 ou 50 anos, além de produtos químicos e metais pesados nas fábricas de alimentos. A farinha de trigo sofre a juntada de um produto químico que causa câncer.
Observem qu já aplicaram em milho transgênico, nem semente original é.
Outro dia uma reportagem mostrou pombos comendo cevada em uma fábrica de cerveja e foi informado que os pombos são moídos e engarrafados juntos e o dono ou administrador da cervejaria alega que a população nada sabe
Estamos sendo destruídos por criaturas irracionais, não plenamente humanas, que tomaram os poderes e as instituições.
O Brasil não é mais um país, definhou e irracionalizou, principalmente nas elites e nos produtores.
Luiz Parussolo
Observação: Onde se lê a verdadeira foi abolida leia-se a verdadeira educação foi abolida.
Rodrigo
“Tem defensivo agrícola aplicado aqui dentro que o mundo verdadeiro proibiu faz 40 ou 50 anos,” Quais?
Rodrigo
O Brasil é disparadamente o maior consumidor de defensivos agropecuários do mundo.
Claaaroo que sim, sem dúvida, mas só umas perguntinhas.. Quantos paises no mundo produzem alimento o ano todo?? Quantos tem o territorio brasileiro?? Quem é o maior produtor de grãos do mundo?? Temos um inverno como o europeu ou americano que da neve e extermina parte das pragas??
PEEEEENSAAA
O brasil é o maior consumidor de agrotoxico, maior consumidor de café, maior consumidor de rivotril…
ALMIR REIS
QUEREM EXTERMINAR A POPULAÇAO..!!!!!
eduardo
O cigarro é comprovadamente cancerigeno, os ´´defensivos´´ agricolas todos toxicos, vejam ao longo dos anos qtos sairam de circulação. Aumentam a produção, indiscutivel, mas cobram um preço. Saiba que o que é toxico para um mosquito é tb toxico para a gente.
Aurelio Mayorca
Agrotóxicos matam a fauna nativos, animals e insetos polinizadores. Assim, extinguem as florestas e a biodiversidade.
Aurelio Mayorca
Excesso de população mundial e crescente, explosão demográfica, esse é a maior causa dos problemas, estão provocando extinção da biodiversidade e desertificação.
Conheçam uma Proposta de solução: http://www.impactpopulation.org
eduardo
Defensivo é inseticida. Há os que rapidamente se decompõem, há os cumulativos.E há a quantidade.[ concentração] . Não é só isso, há a poluição das grandes cidades, carros a oleo diesel, que vão ser retirados da França até 2030, aditivos alimentares.O cigarro tb é toxico.Boa parte dos canceres é devida a todos estes produtos, depois de dezenas de anos.
Daniela Rueda
Há interesse do Agronegócio Brasileiro, bem como também das empresas responsáveis como a Bayer e a Monsanto em liberar estes produtos. Claro que, agora que o Brasil volta a cena das privatizações não é coincidência que em 21 dias um agrotóxico tão perigoso tenha sido liberado.
Aurelio Mayorca
Interessante
Peter
não é de hoje que querem nos matar aos poucos
Luiz
A ANVISA É MAIS UM CAPACHO DA CLEPTOCRACIA…
Paulo Tarso da Costa
Envenenando nossa comida em troca do apoio politico da bancada ruralista-motosserra-agrotóxica aos escusos interesses do governo…
CELINA
PERFEITO..É ISSO MESMO..
Cláudio Freire Nunes
Quero ver se eles vão comer nos EUA ou são burros em liberar algo que faz mal pra eles mesmos.
Aurelio Mayorca
Triste.
JOAO PIZYSIEZNIG FILHO
“Atualmente, este produto tem registro em vários países, incluindo Estados Unidos, Austrália, Japão e Comunidade Europeia.”
Mark
A comida modificada requer esse tipo de pesticidas agressivos.
Mark
Very sad..
CELINA
VAMOS ENTENDER UMA COISA!!! TUDO QUE GERA LUCRO FAZ CRESCER OS OLHOS E APEQUENAR O CORAÇÃO…PORTANTO, ESSE PAPO DE QUE ESTUDOS DIZEM QUE NÃO FAZ MAL…TODO ESSE PAPO DE DEFESA FAZ PARTE DA GRANDE ESTRATÉGIA DE VENDA…NEM QUE PRA ISSO TENHAMOS MILHÕES DE PESSOAS SOFRENDO DE DOENÇAS DE TUDO QUANTO É JEITO..DA DEGENERATIVA DO CÉREBRO A UMA SIMPLES REAÇÃO ALÉRGICA…VAMOS PARAR DE SERMOS INGÊNUOS OU DE TENTARMOS ENGANAR OS OUTROS COM CONVERSA FURADA..TUDO QUE NÃO É NATURALMENTE PRODUZIDO FAZ MAL SIM…E MUITO MAL…E NINGUÉM E NENHUM ESTUDO CONSEGUIRÁ PROVAR O CONTRÁRIO, POIS ESTAMOS COM UM DOS ÍNDICES MAIS ELEVADOS DE DOENÇAS NUNCA VISTA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE…E NÃO É POR UM AZAR NÃO…AZAR É DE QUEM ACREDITA NISSO E CONTINUA CONSUMINDO CIGARRO E TUDO MAIS O QUE NÃO PRESTA…
Juliana
Mta discussão para pouca ação… e realmente esse tipo de população que se quer… massa de manobra para ambos interesses… a favor x contra… críticas e críticas… e nada de agentes transformadores…
Xaves
O problema do Brasil é o brasileiro
Rodolfo
toda porcaria que é proibida no exterior o governo autoriza pra cá… as empresas não precisam temer prejuízo. é só mandar pro Brasil que eles aceitam qualquer porcaria…
Adriano
Acho importante a colocação de cada um participante referente a lucro versos saúde, transnacionais etc. Mas complementando de forma mais técnica devemos ainda analisar os agrotóxicos e seus mecanismos de ação. Logo, Então, Vamos pegar como exemplo os organofosforados , grupo muito usado na agricultura, apresentam amplo espectro de ação e utilizado na maioria das culturas cultivadas. Alguns ingredientes ativos pertencentes a esse grupo: EX: Malathion, Diazinon, Nuvacrom, Parathion, Diclorvós, Metamidofós, Monocrotophós, Fentrothion, Coumaphós, Clorpirifós e outros. De forma simplificado podemos dizer que são inibidores da sinapse nervosa,compreendendo melhor, estes ingredientes ativos ligam-se nas moléculas de acetilcolinisterase através do centro esterásico da mesma impossibilitando-a de hidrolisar o neurotransmissor acetilcolina em colina e acido acético. A acetilcolinisterase está presente no sistema nervoso central, sistema nervoso periférico, também nos eritrócitos. Inativa a acetilcolina, responsável pela transmissão do impulso nervoso , nas fibras pré-ganglionares, simpáticas e parassimpáticas e na placa mioreural, Morte ocorre por insuficiência respiratória devido fraqueza muscular e depressão respiratória do sistema nervoso central, agravados por bronco constrição e excessiva secreção brônquica (efeitos muscarínicos).No caso de intoxicação são usados como antídotos atropina ou pralidoxim.