Share This Article
Nada de chegar no colégio e já ir abrindo as apostilas! Na instituição O Visconde, um centro de apoio a crianças e adolescentes vulneráveis da zona norte da capital paulista, os alunos começam sua rotina estudantil com yoga e meditação.
Desde 2014, as crianças que estudam no local se reúnem todos os dias no pátio, antes do início das aulas, para fazer 20 minutos de yoga. Depois seguem para uma sala, onde praticam mais 20 minutos de meditação.
Os 40 minutos que foram acrescentados à carga horária da escola fizeram grande diferença no comportamento dos alunos. “Antes, eles tinham muitos problemas de relacionamento. Hoje, convivem melhor”, contou Glenir Monte, orientadora do centro, em entrevista à Folha de S.Paulo. Segundo ela, as notas também melhoraram muito, uma vez que os alunos estão mais concentrados.
A prática diária de yoga e meditação nas escolas é recomendada pela Sociedade Internacional de Meditação. No entanto, as instituições ainda resistem, uma vez que precisariam aumentar sua carga horária para incluir a atividade extracurricular na grade.
Conhece alguma outra escola que também já aderiu à yoga e meditação? Conta para a gente nos comentários!
Foto: Axel Bührmann/Creative Commons
6 Comments
Susana
No Colégio Internacional de Lagoa em Portugal foi, recentemente, incluída a meditação como prática diária entre crianças dos 3 aos 18 anos. Fantástico! Todos os professores tiveram acesso ao livro “52 Meditações para Crianças” da Chiado Editora, que é um excelente apoio para os iniciantes. Continuem pois o caminho é por aqui! 🙂