Share This Article
Para ter uma boa saúde duas coisas são fundamentais: se alimentar bem e fazer atividades físicas com regularidade. Pois o projeto AgroGym, do Instituto Tico-Tico, une as duas coisas! Ele funciona como uma academia de ginástica a céu aberto, dentro de uma horta comunitária, incentivando assim os frequentadores a, além de se exercitar, ajudar os agricultores a aumentar a produção de orgânicos.
Como? A academia é composta por 6 ferramentas agrícolas movidas a energia humana: uma trituradora de galhos movida a pedaladas de bicicleta, uma bomba d’água manual, um balde duplo, uma pá dupla, uma estação de peneiras e um sapato areador. Juntas, elas formam um circuito de exercícios completo, pensado pelo consultor em Qualidade de Vida e Treinamento Integral Nuno Cobra Jr para trabalhar todos os grupos musculares dos frequentadores e também sua ergonomia. Na prática, a AgroGym funciona como um mutirão em formato de aula de ginástica, que garante que os moradores cuidem de sua saúde ao mesmo tempo em que facilitam o trabalho dos agricultores na horta comunitária.
Segundo o Instituto Tico-Tico, trata-se da primeira academia do Brasil que une a prática de exercícios físicos ao manejo sustentável de hortas comunitárias. O projeto foi criado em 2018 no viveiro da Escola União, na zona leste de São Paulo, com a ajuda de moradores da região e do grupo Mulheres do GAU, que capacita mulheres imigrantes nordestinas para a prática de agricultura urbana.
Com o sucesso da iniciativa, agora o foco é espalhar a boa prática por toda São Paulo, em diversas hortas comunitárias. Entre elas, a horta da Ocupação 9 de Julho, localizada no centro da cidade, onde vivem cerca de 120 famílias.
“Formamos uma parceria com as lideranças da ocupação e do MSTC para, além da construção coletiva da academia, trazer aos moradores do local um conhecimento mais aprofundado sobre técnicas de cuidado com horta e alimentação saudável. As oficinas serão ministradas pelas gestoras do Viveiro Escola União, com a ajuda de voluntários, garantindo assim que passem a experiência que adquiriram desde que instalamos a primeira AgroGym”, diz Maria Augusta, fundadora do Instituto Tico-Tico e coordenadora do projeto.
Assista, abaixo, ao vídeo que explica mais sobre o projeto!