Share This Article
Quem melhor do que alguém que já viveu em situação de rua para apresentar cada cantinho da cidade e sua história para além dos “registros oficiais”? A sacada foi do jovem Tom Austin, que junto com dois amigos fundou a agência de turismo Secret Street Tours.
Especializada em fazer city tours por Dublin, na Irlanda, a empresa social possui um diferencial: emprega, apenas, moradores em situação de rua para atuar como guias turísticos.
A ideia é reinserir os sem-teto no mercado de trabalho ao oferecer aos turistas um passeio que mostre o lado humano de Dublin, muito além da cidade que é retratada em qualquer livro de história ou guia turístico.
A equipe da Secret Street Tours é formada atualmente por dois ex-sem-teto: Shane e Kenny. Eles foram selecionados por Tom com a ajuda da ONG Dublin Simon Community, que atua na cidade com população em situação de rua, e passaram por treinamento para se profissionalizar para a atividade. Entre os workshops que fizeram estão Oratória e Atendimento ao Cliente. O negócio social conta ainda com o apoio de guias turísticos profissionais para capacitar seus funcionários e mapear as rotas dos tours que oferecem.
Os passeios são feitos em grupos pequenos de turistas, o que significa que quanto mais pessoas procurarem o serviço, mais sem-teto poderão ser beneficiados pela iniciativa. Mercado é o que não falta: Dublin é uma das cidades mais visitadas da Europa, enquanto o número de pessoas que estão em situação de rua é estimado em mais de 10 mil.
Partiu viajar para a Irlanda para apoiar a iniciativa? Aliás, em tempos de pandemia, nem precisa! A agência oferece também tours virtuais aos interessados. Basta acessar o site!
Assista, abaixo, ao vídeo da Secret Street Tours.