Agência emprega moradores em situação de rua para atuar como guias de turismo

13 nov 2015
Quem melhor do que alguém que já morou nas ruas para mostrar cada cantinho da cidade? A sacada foi da consultora de pesquisa de mercado Lisa Grace, que fundou a agência de turismo Hidden City Tours. Especializada em fazer city tours por Barcelona, a empresa possui um diferencial: emprega, apenas, moradores em situação de rua para atuar como guias de turismo.
A ideia é reinserir os sem-teto no mercado de trabalho ao oferecer aos turistas um passeio que mostre o lado humano de Barcelona, muito além da cidade que é retratada em qualquer livro de história ou guia turístico. Curtiu?
Ainda no começo, por enquanto a equipe do Hidden City Tours é formada por quatro ex-sem-teto: José R., Jamón, Juan e José F. Eles foram selecionados por Lisa em um abrigo para moradores em situação de rua e passaram por treinamento de cerca de 80 horas para se profissionalizar para a atividade.
Os city tours são feitos em grupos pequenos de turistas, o que significa que quanto mais pessoas procurarem o serviço, mais sem-teto poderão ser beneficiados pela iniciativa. Mercado é o que não falta: Barcelona é a quarta cidade mais visitada da Europa. Por ano, cerca de 8 milhões de turistas passam pelo local, enquanto o número de pessoas que dormem na rua, todos os dias, é estimado em até 6 mil. Lisa deu um bom jeito de unir o útil ao generoso, não?
Partiu viajar para a Espanha para apoiar a iniciativa?
Assista, abaixo, ao vídeo oficial da Hidden City Tours.
Você também pode gostar...
Conheça o primeiro banco de currículos online para moradores em situação de rua Posted in Inspiração
Goiânia ganha geladeira pública que alimenta moradores em situação de rua Posted in Inspiração
Moradores em situação de rua cultivam horta comunitária em abrigo de SP Posted in Inspiração
A canadense que veio para o Brasil ensinar inglês a moradores de rua Posted in Inspiração

Débora Spitzcovsky
Cofundadora do The Greenest Post, Débora Spitzcovsky é especialista em Sustentabilidade, com foco em Comunicação, Voluntariado e Desenvolvimento Local