Agência emprega moradores em situação de rua para atuar como guias de turismo

Agência emprega moradores em situação de rua para atuar como guias de turismo
13 nov 2015

Quem melhor do que alguém que já morou nas ruas para mostrar cada cantinho da cidade? A sacada foi da consultora de pesquisa de mercado Lisa Grace, que fundou a agência de turismo Hidden City Tours. Especializada em fazer city tours por Barcelona, a empresa possui um diferencial: emprega, apenas, moradores em situação de rua para atuar como guias de turismo.

A ideia é reinserir os sem-teto no mercado de trabalho ao oferecer aos turistas um passeio que mostre o lado humano de Barcelona, muito além da cidade que é retratada em qualquer livro de história ou guia turístico. Curtiu?

Ainda no começo, por enquanto a equipe do Hidden City Tours é formada por quatro ex-sem-teto: José R., Jamón, Juan e José F. Eles foram selecionados por Lisa em um abrigo para moradores em situação de rua e passaram por treinamento de cerca de 80 horas para se profissionalizar para a atividade.

Os city tours são feitos em grupos pequenos de turistas, o que significa que quanto mais pessoas procurarem o serviço, mais sem-teto poderão ser beneficiados pela iniciativa. Mercado é o que não falta: Barcelona é a quarta cidade mais visitada da Europa. Por ano, cerca de 8 milhões de turistas passam pelo local, enquanto o número de pessoas que dormem na rua, todos os dias, é estimado em até 6 mil. Lisa deu um bom jeito de unir o útil ao generoso, não?

Partiu viajar para a Espanha para apoiar a iniciativa?

Assista, abaixo, ao vídeo oficial da Hidden City Tours.



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *