Share This Article
Os brasileiros com Alzheimer não precisarão mais comprar o adesivo de rivastigmina. Isso porque o medicamento, aplicado na pele, passará a ser distribuído gratuitamente pelo SUS, o Sistema Único de Saúde do governo.
O adesivo ajuda a diminuir os efeitos colaterais da doença, como náuseas, vômitos e perda de apetite. Isso porque ele leva o princípio ativo direto à corrente sanguínea, sem passar pelo sistema digestivo.
A medida, que dá muitos motivos para os brasileiros com Alzheimer comemorarem, já foi publicada no Diário Oficial da União e começa a valer em breve.
A rivastigmina já estava disponível no SUS, mas em forma de cápsula e solução oral. Além dela, o sistema oferece gratuitamente outros dois medicamentos para o tratamento de Alzheimer: a donepezila e a galantamina.
A doença atinge, em média, 7% dos idosos e seu sintoma mais conhecido é a perda de memória. Se diagnosticada no início, é possível retardar seu avanço, controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.
8 Comments
HELOISA MELO
ENGRAÇADO QUE AQUI EM MINAS GERAIS, CIDADE DE MURIAÉ A TRÊS MESES NAO CHEGA ESSA MEDICAÇÃO QUE A MINHA MÃE TOMA EM SOLUÇÃO ORAL. AGORA EM ADESIVO QUANDO SERÁ QUE VAI CHEGAR?
Marize
Minha mae tem Alzeimer e aqui umuarama Pr tambem nao esta chegando o remedio em comprimidos a donepezila (vulgo Epez) esse em adesivo então acho que seria um sonho!O preço dele para compara e proipido para nos simples mortais!
TELMA ALMEIDA
É A VELHA “ESTÓRIA” DO BRASIL! FAZEM UMA PROPAGANDA COMO SE FOSSE VERDADE! NOS HOSPITAIS NÃO TEM REMÉDIO NENHUM , IMAGINA ESSE, MAIS MODERNO!E AINDA DIZEM “DE GRAÇA”! DE GRAÇA É O ROUBO QUE ESSES PÁRIAS COMETEM NO DINHEIRO DOS IMPOSTOS NO BRASIL!
Rone Alves da Silva
Gostaria de confirmar se o Fornecimento do Remédio para Alzheimer e de fornecimento obrigatório pela rede Publica. Pois não consigo encontrar-lo em São Paulo e gostaria de saber se e de meu direito te-lo gratuitamente, se for este o caso, a qual orgão jurídico devo apelar para ter restabelecido o meu direito?
Simone Carneiro
Tamnmbém preciso saber. Swe quiserem garantir que eu receba a informação, podem usar meu celu\; 83 988631777. Fico imensamente agradecida.
Ronaldo
Ministerio Público
Morocy Duque Cesar
Será uma ótima providência se a administração de remédios fornecidos pelo SUS funcionasse a contendo. Se com os medicamentos mais comuns há dificuldade de encontrá-los, quando se precisa,ocasionando, muitas vezes, que o segurado “se vire” para não lhe deixar faltar o necessário, faça-se ideia do que será com o adesivo! Pois,por caríssimo vai faltar sempre verba para o governo providenciar! Tomara que funcione…
Márcio Anderson
Como cadastrar para receber o tratamento e o medicamento pelo SUS?