Share This Article
Eles costumam ficar no fundo das prateleiras dos supermercados – isso quando não são descartados na própria lavoura – e geram toneladas de lixo (desnecessário) todos os anos. O que fazer com as frutas e vegetais que perdem valor comercial, unicamente, por serem feios?
Em Barcelona, na Espanha, um grupo de moradores encontrou a solução: eles lançaram o projeto Espigoladors, que vai até as lavouras recolher os alimentos que não são vendidos aos supermercados por conta de sua aparência.
A colheita é feita por voluntários: são pessoas desempregadas ou em situação de pobreza que se cadastram no site da iniciativa para ir até as lavouras. As visitas ao campo são feitas semanalmente, em grupos de 20 a 30 pessoas.
Os voluntários recolhem tudo o que podem e escolhem o que querem levar para casa para consumo próprio. O resto é enviado a cozinhas comunitárias ou, ainda, transformado em sopas e compotas, que são vendidas pela marca do projeto, a Es Im-perfect.
Assim, a iniciativa ajuda pessoas com dificuldades financeiras e, ainda, gera lucro. Curtiu?
Dezenas de produtores e distribuidores de alimentos da Espanha já fecharam parceria com o Espigoladors e a tendência é o número crescer ainda mais. Chega de jogar comida boa no lixo!