Share This Article
Era 2017 quando Pat Smith assistiu a um documentário sobre poluição plástica e ficou aterrorizada. “Por que alguém não faz algo a respeito?”, ela se perguntou. E então percebeu que esse alguém poderia ser ela mesma.
O ano virou e vovó Pat fez uma resolução: limpar uma praia por semana para dar aos seus netos a oportunidade de conhecê-las e aproveitá-las exatamente como ela pode fazer na infância.
Ao longo de 2018, Pat limpou 52 praias no condado de Cornwall, na costa suedoeste da Inglaterra, e recolheu mais de 13 mil resíduos. Em sua maioria, garrafas plásticas, embalagens de alimentos, redes de pesca e bitucas de cigarro.
Por vezes, ela contou com a ajuda de voluntários – incluindo os netos! -, mas na maior parte do tempo fez tudo sozinha. E não parou por aí: Pat também encabeçou uma campanha para acabar com o uso de canudos plásticos no seu condado e conseguiu impactar cerca de 600 restaurantes locais que pararam de oferecer os canudinhos aos clientes.
E tem mais! Agora que a Inglaterra finalmente proibiu de vez os canudos, ela planeja militar por outras causas relacionadas, como o fim do uso dos copos plásticos descartáveis e das embalagens insulfilm. Pat ainda segue coletando lixo das praias e, mais recentemente, passou a atuar na causa do problema: ela identificou os principais locais responsáveis pelo despejo de lixo nos oceanos e os visita para fazer palestras de conscientização.
Êta vovó inspiradora! ♥
Foto: Reprodução/SWNS
1 Comment
ARSILDO STRAUSS
SOLIDARIEDADE!!!
CONTINUEMOS ASSIM!!