Share This Article
Diminuição do calor, aumento da umidade do ar, redução do barulho e da poluição, retenção da poeira… Os benefícios de morar em uma casa com telhado verde são vários. Nem todo mundo, no entanto, consegue realizar o sonho de viver em um lugar assim.
É que, além de ser um pouco salgado projetar um telhado verde, sua estrutura costuma ser montada em áreas planas – e não inclinadas, como é a maioria dos telhados das edificações no Brasil.
Pensa que é só por aqui que o problema existe? Os holandeses também sofrem com isso. Ou melhor, sofriam. Por lá, a empresa Roel de Boer desenvolveu uma engenhoca (abaixo) capaz de transformar qualquer telhado comum em telhado verde.
(Clique na imagem para ampliá-la)
Trata-se de uma placa (feita de plástico reciclado), que encaixa nas telhas das casas. O que ela tem de diferente? Vem acoplada com uma espécie de funil que funciona como vaso. Assim, os moradores podem plantar na laje da casa sem fazer qualquer tipo de reforma no telhado.
Difícil mesmo é regar as plantinhas. O fabricante aposta na chuva para fazer o serviço. Mas, em tempos de crise hídrica, a solução seria pegar a escada e subir no telhado toda vez que as mudinhas ficassem com sede. Vale o sacrifício para ter uma casa com telhado verde?
Fotos: Divulgação/Roel de Boer