A empresa que constrói estradas com plástico retirado dos oceanos

A empresa que constrói estradas com plástico retirado dos oceanos
26 jun 2018

Já imaginou se todo o lixo plástico do mundo fosse transformado em estradas, em vez de poluir rios e oceanos e superlotar aterros? Os sócios britânicos Toby, Nick e Gordon não só imaginaram como fizeram acontecer. Juntos, eles fundaram a MacRebur®, empresa que está causando furor na Europa ao utilizar resíduos plásticos retirados dos oceanos e aterros sanitários para construir estradas.

A ideia é simples: substituir o petróleo usado para fazer asfalto pelos resíduos plásticos – que têm a mesma matéria-prima. Foram 18 meses de testes até os sócios chegarem à solução ideal. Trata-se do MR6, um “aditivo aglutinante de alto desempenho” que, na prática, garante estradas 60% mais resistentes do que as construídas com asfalto convencional.

Quer melhor? A matéria-prima (lixo!) sai muito mais em conta, o que barateia o preço da construção e, como resultado, tem-se um asfalto muito mais durável (e com bem menos buracos!). Sem contar as toneladas e mais toneladas de lixo plástico que são retiradas do meio ambiente. Segundo os criadores, cada tonelada de asfalto leva de três a dez quilos de resíduos plásticos, que deixam de poluir rios e oceanos ou, ainda, de superlotar aterros. É ou não é uma ideia e tanto?

Assista ao vídeo da iniciativa abaixo para saber mais. Nosso desejo é um só: que todos os países peguem essa estrada rumo a um mundo com menos poluição plástica!

Foto: Reprodução



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Observações

  1. Jose Ferreira dos Anjos Diz: março 18, 2019 at 10:41 am

    Bom dia Débora…
    Eu adorei teu comentário sobre plásticos em substituição ao asfalto. Sou empresário e já tenho algum projeto nessa área, mas com pneus, agora plástico me interessou mais ainda…pois tenho planos de investir pesado nisso.Se tiveres email para contatos, eu fico muito agradecido, vou pesquizar contatos com a empresa “Mac Rebur” in Londres…Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *