Share This Article
Andar por trilhas ecológicas, saborear a comida típica caipira, nadar com peixes no rio, ficar totalmente conectado à natureza. O turismo sustentável está ligado a todas estas atividades. No entanto, o conceito deste segmento vai muito além da questão ecológica.
O turismo sustentável possui 5 pilares básicos: visa estimular o crescimento econômico, promover a inclusão social, aumentar o aproveitamento de recursos protegendo o meio ambiente, preservar as tradições de culturas locais e buscar a convivência pacífica e segura entre comunidades.
Para quem está planejando o lazer do próximo feriado ou final de semana, selecionamos alguns destinos que têm muito a ver com quem procura um lugar para descansar mais próximo da natureza.

1. Bonito (MS)
Eleito em 2013 como o melhor destino sustentável do planeta. Entre as paisagens naturais e passeios com animais da região, Bonito possui um sistema de voucher digital que controla o número de turistas nas atrações para impedir que a natureza sofra impactos negativos.

2. Gramado e Canela (RS)
Movimentadas durante o inverno, as duas cidades oferecem várias opções de lazer. O Hotel Blumenberg, em Canela, e o Hotel Bangalôs da Serra, em Gramado, foram premiados por possuírem inciativas sustentáveis, como a redução e reciclagem de resíduos e divulgação da cultura local.

3. Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca (MG)
É nos dois municípios mineiros que está localizado o Parque Estadual do Ibitipoca. Desde 2003 o lugar mantém medidas restritivas para controlar o acesso dos visitantes, com o intuito de proteger a natureza. Quem visita o local tem a oportunidade de conhecer grutas, lagos, cachoeiras e trilhas.

4. Miranda (MS)
A pequena cidade abriga o Refúgio Ecológico Caiman, finalista do Prêmio Internacional de Turismo Sustentável. A fazenda de 53 mil hectares possui um programa de pesquisas e conservação da fauna e flora do Pantanal.

5. Reserva Mamirauá (AM)
Localizada a cerca de 600 km de Manaus, na região do curso médio do Rio Solimões, a reserva abrange seis municípios: Uarini, Fonte Boa, Maraã, Jutaí Alvarães e Tefé. É nesse último que fica a sede do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e a Pousada Uakari, que oferece programas de ecoturismo. Entre as atividades estão passeios de barco e canoa, visitas às comunidades ribeirinhas e busca por animais noturnos na floresta.

6. Socorro (SP)
A cidade de Socorro é conhecida pela grande oferta de roteiros de aventura na natureza. O Hotel Fazenda Campo dos Sonhos é um dos exemplos de turismo sustentável do Brasil porque tem um compromisso com o meio ambiente, com a cultura local e com a acessibilidade. O hotel desenvolveu o projeto Aventureiros Especiais, no qual elaborou maneiras de aplicar o turismo adaptado para as pessoas com deficiência.

7. Vale do Ribeira (SP)
O Circuito Quilombola Paulista integra sete comunidades. O roteiro é novo, foi instituído em março de 2016 pelo governo do Estado. No vale, os turistas têm a oportunidade de passear por trilhas na mata, cachoeiras, cavernas, casas de farinha, viveiros de ostras, experimentar a culinária tradicional quilombola e conhecer as tradições e histórias das comunidades.
Fotos: Flickr
7 Comments
Thiago Cagna
Guilherme como vai? Parabéns pela publicação. Se me permite a contribuição, faltou falar do que na minha opinião é uma das melhores opções de turismo sustentável/rural no país: o Projeto Acolhida na Colônia.
Abraço,
Thiago Cagna.
paulo portinho
bom dia , guilherme 1
parabéns pela matéria . gostaria de saber se vc tem informações sobre construção de casas autosustentáveis ( reuso d’água , captação água das chuvas , energia voltaica ) . Grato , no aguardo .
paulo portinho
Guilherme Lupino
Bom dia, Paulo.
Tenho várias informações sobre estes sistemas. Você está em busca de como fazer? Ou apenas estudos?
Thaila
Boa tarde ! Guilherme tbm tenho mto interesse, estou pensando em fazer meu TCC de Engenharia Civil sobre esse assunto…. Pode me enviar um e-mail tctcamargo@gmail.com
Obrigada!
João Carlos de Oliveira
Muito interessante o seu trabalho. Faltou incluir o Raso da Catarina, no Norte da Bahia. Divulgar o turismo sustentável é importante, desde que a preservação não fique na teoria: muitas vezes, o lixo fica para trás – vê-se entrando no ônibus muita gente com sacola; veem-se saindo do ônibus todos que foram sem nenhuma sacola. Onde ficou todo esse material? Essa educação é salutar, como é aprender a língua pátria. Sucesso.
Angela Leite Souza
Nossa! então vamos falar de Bodoquena_MS que fica somente a 70 km de Bonito-MS, onde há vários destinos para turismo e com preços bem acessíveis assim como: Cachoeira da Boca da Onça, o Refúgio Canaã,Hotel Cachoeiras, Balneário por do sol, Balneário águas de Bodoquena, Balneário Cabeceira do Betione. Venham nos visitar. Abraços
David Ribeiro
Somos uma Ong. Sentinela Ambiental é muito importante vermos materias que nos leva á preservar a natureza .
Temos um tabloide , um programa em radio web, youtube , face book .
Parabens é isso q o turismo BR precisa Rj. David Ribeiro