Share This Article
Há 5 anos foi construída uma barragem no Rio Uruguai alagando a maior parte das casas da região. Quase todo mundo dali foi embora e com isso a escola local foi desativada. Foi assim que surgiu a oportunidade de começar mais uma vez. Só que dessa vez, o caminho é a permacultura.
Os caras que entendem muito do assunto, que já vivem a permacultura há anos, se uniram e iniciam agora uma ecovila lá no oeste do Rio Grande do Sul. Começou a formação de um exército permacultural na Estação Marcos Ninguém Permacultura.
É muito gratificante ver o pessoal reunido, trabalhando e cantando. Felizes da vida por poder compartilhar esse momento de aprendizado que faz todo o sentido. Chega de utilizarmos recursos além do que o planeta nos proporciona. Precisamos nos juntar, entender que fazemos parte do todo e preservar. Também somos natureza.
A construção da ecovila começa com bioarquiteturas ou bioconstruções feitas com a técnica de superadobe, basicamente consiste em ensacar a terra e pilar para formar o que quiser. É bem trabalhoso, mas tem inúmeros benefícios. Além de ficar lindo, o clima da casa é sempre agradável e, claro, terra é o que não falta nesse Brasilzão.
Confira algumas fotos, abaixo!






Conheça o PorQueNão? no Facebook, Instagram e YouTube! Projeto de um casal viajando o Brasil todo a fim de disseminar alternativas para um futuro mais harmônico.