Share This Article
Estresse e ansiedade constantes, associados à correria do dia a dia, muitas vezes fazem com que o horário de dormir fique irregular. O corpo quer descansar, mas por vezes o sono não vem. E aí o organismo fica uma bagunça só!
De acordo com Matthew Walker, neurocientista da Universidade de Berkeley na Califórnia, os impactos da falta de sono vão muito além de se sentir grogue e mal humorado durante o dia. Autor do livro Why We Sleep, o PhD e professor de neurociência e psicologia numerou seis consequências bem ruins que o corpo sofre quando tem poucas horas de sono.
Confira abaixo!
1. A falta de sono impede seu cérebro de fazer novas lembranças;
2. Pouco sono leva ao aumento da produção de uma proteína tóxica ao cérebro, chamada beta-amilóide, que está associada à doença de Alzheimer;
3. Dormir apenas cinco ou seis horas por noite afeta o sistema reprodutivo dos homens, deixando-os com um nível de testosterona de um menino de dez anos de idade;
4. A privação de sono impacta também o sistema imunológico e aumenta o risco de desenvolver câncer;
5. A falta de sono causa estragos no sistema cardiovascular;
6. Depois de estar acordado por 19 ou 20 horas, a capacidade mental do ser humano fica prejudicada – e pode ser comparada a de alguém que está bêbado.
Quer saber mais? Confira abaixo o vídeo em que o professor divulga mais sobre seus estudos.
Partiu priorizar o sono!
Foto: ThinkStock
1 Comment
Micheli Mandetta
Partiu priorizar o sono realmente hahaha
Muito bom saber, obrigada por compartilhar 😉
Vivendo de Home Office