6 posições de yoga para quem trabalha o dia todo sentado

6 posições de yoga para quem trabalha o dia todo sentado
06 ago 2015

A maioria das pessoas já está cansada de saber: passar o dia inteiro sentado não é nem um pouco saudável. Entre outros problemas, a prática aumenta o risco de obesidade, diabetes tipo 2 e ataques cardíacos.

No entanto, muita gente não tem outra alternativa além de passar horas na frente do computador, com o bumbum na cadeira, resolvendo os “pepinos” do trabalho. Identificou-se com a situação? Então, essa dica é pra você.

The Huffington Post publicou uma lista com 6 posições de yoga para quem precisa passar horas e mais horas do dia sentado. Confira abaixo (e já separe o tapetinho)!

1. ALONGAMENTO DOS PULSOS

aprenda-plantar-na-casca-do-ovo-1

Essa é ótima para quem passa o dia todo digitando. De quatro, com os dedos apontados para a frente, rotacione o pulso direito (de forma que os dedos apontem para trás). Faça o mesmo movimento com o pulso esquerdo, segure durante uma respiração e repita. Se quiser ousar, incorpore a posição do gato-vaca, arqueando as costas enquanto rotaciona os pulsos.

2. POSIÇÃO DO CACHORRO

aprenda-plantar-na-casca-do-ovo-1

A maioria das pessoas que passa o dia sentado na mesa do trabalho fica, também, com as costas curvadas. A posição do cachorro é ideal para alongar a coluna. Comece de quatro, encolha os dedos do pé, erga o quadril e leve os calcanhares até o chão. Segure por cinco respirações.

3. POSIÇÃO DO POMBO

aprenda-plantar-na-casca-do-ovo-1

Ficar sentado muito tempo tensiona o quadril. Uma das melhores maneiras de relaxá-lo é a posição do pombo. Começando da posição do cachorro, levante a perna direita e traga ela para frente, com a canela paralela à frente do tapete. Encolha os dedos, certificando-se de que seu quadril está alinhado, e traga as palmas das mãos para a frente, descansando a testa no chão. Segure por cinco respirações e repita com a perna esquerda.

4. TORNOZELO NO JOELHO

aprenda-plantar-na-casca-do-ovo-1

Essa também é para alongar o quadril! Sentado com as costas eretas, coloque o tornozelo direito em cima do joelho esquerdo. Se sentir o quadril bem aberto, ponha as mãos no chão e estique os braços para a frente. Segure por três respirações e repita do outro lado.

5. JOELHO NO JOELHO

aprenda-plantar-na-casca-do-ovo-1

Ainda na série “Alongamento de Quadril”, sente com as costas eretas e coloque o joelho direito sobre o esquerdo. Segure por três respirações e repita do outro lado. Se quiser alongar ainda mais, estique os braços enquanto respira.

6. LINHA NA AGULHA

aprenda-plantar-na-casca-do-ovo-1

Esta é para alongar os ombros! De quatro, passe o braço direito por baixo do esquerdo, até seu ombro tocar o chão. Segure por três respirações. Volte para a posição inicial e repita com o outro braço.

Foto: Take Back Your Health Conference/Creative Commons

Gifs: Reprodução/Damon Dahlen/The Huffington Post



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Observações

  1. NADIA GONDIN _ Diz: agosto 9, 2015 at 1:39 am

    Divulguei por achar útil.

  2. Excelente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *