Share This Article
Com a evolução da era dos descartáveis e os novos papéis que a mulher assumiu na sociedade, as fraldas descartáveis dominaram o espaço no mercado. É muito raro você encontrar alguém adepto às fraldas de pano.
Desde quando me descobri grávida tive certeza de que iria, ao menos, dar uma chance a elas. Se minha avó conseguiu, com cinco filhos, por que eu não conseguiria?
Este post não pretende persuadir você, mãe que usa fralda descartável e está contente. A intenção é encorajar quem gostaria de tentar – pois eu passei por isso e sei o quanto a sociedade enxerga com maus olhos sua boa vontade!
Assim, quando alguém vier com o papo de que duvida “porque você não vai dar conta de lavar fralda e manter sua rotina de mãe, dona de casa e profissional”, lembre-se de que muitas mulheres conseguiram e foque nas vantagens aqui listadas! 🙂
1. Poupa espaço nos aterros sanitários. Uma fralda descartável leva entre 400 e 500 anos para se decompor. Isso significa que seu bebê já nasce com uma pegada ecológica absurda. Em uma conta simples, cada bebê utiliza, aproximadamente, 8 fraldas por dia. Em um mês são 240 fraldas, em um ano 2880. Será que ele ficará contente em saber, no futuro, que seus tataranetos irão conviver com os resquícios das suas próprias fraldas no planeta? Eu não fiquei nadinha.
2. Economiza recursos naturais. É isso mesmo! Você deve estar pensando que gasta mais água para lavar, mas a produção de uma fralda descartável também gasta MUITA água. Portanto, segue a mesma lógica que os copos descartáveis que a gente já explicou no The Greenest.
3. São econômicas. A quantidade de fraldas de pano modernas necessárias varia de acordo com a rotina da família e de quantas vezes por semana é possível bater na máquina. Isso mesmo, na máquina de lavar roupas. E antes que você faça cara de nojo, eu explico: normalmente as famílias adeptas à fralda de pano lavam-nas à mão, sim. Mas acabam colocando na máquina depois para passar na água quente e deixar de molho, por exemplo. É super prático!
4. Tem menos química. Ok, essa vantagem varia de acordo com a visão das mães. Eu, pessoalmente, procuro optar sempre pelos produtos mais naturais para o meu bebê. Sem querer fazer terrorismo, estudo comprova que fraldas descartáveis superaquecem a genital masculina, o que pode causar infertilidade e até câncer. Prevenir não custa nada, não é mesmo?
5. Assa menos. Por ter menos química e esquentar menos as genitais do bebê, as fraldas de pano causam menos assaduras. Eu não uso nenhum tipo de pomada e poucas vezes o bumbum do Gael ficou vermelhinho – nenhuma vez de fato assou.
6. Podem ser utilizadas por mais de uma criança. Já ouvi muitas mães – em grupos on-line específicos para interação de adeptas – comentando que usaram em dois, três ou até quatro filhos a mesma fralda de pano. No fundo é como se fosse uma peça de roupa que, se bem lavada e conservada, dura gerações!
7. São um charme! Fala sério? Todas as vezes que eu vejo um bumbum com fralda de pano tenho vontade de morder. É uma mais linda que a outra. Eu faço força para não estimular meu lado mais consumista e sair comprando todas que vejo.
Foto: Meu filho, Gael, de cinco meses. Ele usa fraldas de pano desde o primeiro mês
25 Comments
Anizio Batista
Tenho 29 anos e até pouco tempo minha mãe tinha guardado minhas fraldas de pano.
ANGELA
… não convenceu!
Para lavar poucas vezes por semana tem que ter trocentas…e ficar guardando fralda suja, p/ lavar poucas vezes na semana, é anti-higiênico, no mínimo. Sem contar que, no tempo ruim , de chuva/frio, não seca…
A criança fica toda assada, pois a sujeirada fica em contacto com a pele…olha, se fralda descartável fosse ruim, não fazia tanto sucesso!!!
É antiecológica, é. .. mas gastar monte de água para lavar e enxaguar bem, também não é???
Amanda
A autora de fato comentou que seu objetivo não era o de persuadir ninguém, mas sim estimular quem já simpatiza com o assunto (confesso que atingiu o objetivo comigo, que faço parte do segundo grupo). Quanto a sua resposta, concordo com a questão de ter que possuir muitas fraldas caso queira lavar poucas vezes na semana. Também acho que, em cidades em que chove muito (eu morava em Curitiba e me preocupava se fosse ter neném lá, por exemplo), fica complicado fazer as lavagens, uma secadora acaba sendo indispensável. No entanto, devo lhe corrigir em duas questões:
1) As fraldas descartáveis fazem mais sucesso por serem mais práticas. Ponto. Quanto às assaduras, de fato, as de pano são um ponto positivo, pois provocam menos dano.
2) As de pano são mais ecológicas sim. Comparando-se o volume de água necessário durante o processo industrial na fabricação de fraldas descartáveis com o volume necessário para lavar as fraldas de pano, temos que o consumo será menor no segundo caso.
Abraços!
Renata
Angela, no youtube tem videos de usuarios mostrando passo a passo o processo de lavagem. sem edicao. eles me convenceram muito! e achei em um site (fucando muito) os calculos das duas opcoes (inclusive da agua e luz). para o uso de fralda descartavel ate o desfralde ficava em torno de 6000 reais e para as de pano 1900 reais. O sucesso que as coisas fazem nao tem NADA a ver com qualidade! Coca cola e mc donalds estao ai para provar. Nenhum artigo sozinho convence, isso eh verdade. Um complementa o outro
Mel Pacheco
Quando a criança suja, tira-se a sujeira e já tem um balde com sabão que se vai colocando as fraldas. No horário de lavar roupa no dia tira-se do balde que já estuassem sujeira e lava-se. O conforto para o bebê e a ausência de pomadas que é pura química e sim melhor que descartável. Se tirar suas calcinhas e colocar somente fralda em você verá a diferença
Margarete Aparecida Ramos Maciel
21 fraldas e o dobro de absorventes são o suficiente, e quanto a água? Sabia que para produzir a descartável usa mais água que para lavar a ecológica?
Maria Dolores Patricio Fernandes
O dificil é encontrar esses modelos… Onde posso comprar em São Paulo?
Andressa
Oi eu conheço a nós e o davi!
Fabiana
Coloca “fraldas de pano” no Facebook. Tem vários grupos que orientam e neles, vários vendedores.
sandra
As da Dipano são as melhores! Vazam muito menos que as descartáveis e não dão assaduras.Maravilha! Vale cada centavo
Magdala Cavalcanti de Melo
Gostei muito da colocação. Relatar experiências é muito interessante. Tenho 73 anos e usei fraldas de tecido em minhas filhas. No Rio comprei em metros e minha mãe passou na máquina. Usava para fechar uma fita adesiva e às vezes, alfinete de segurança. Eram 60 fraldas e foi trabalheira para lavar, especialmente em tempo chuvoso. Morava no Rio, onde os espaços são pequenos. Nada se parecia com as fraldas de hoje.
Gostaria de saber onde consigo comprar fraldas do modelo usado pelo Gael Achei que parece com as calças enxutas, onde se usava as fraldas dentro. Tenho netas que moram na Florida e fiquei interessada em mandar para elas
Muito grata. Abraços, magdala
Parabéns a mamãe ecológica
Sandra
Magdala, as fraldas de pano de hoje em dia são bem diferentes daquelas antigas que usamos (eu também usei rs). Dá uma olhada http://migre.me/pMVMc.
Nos Estados Unidos você vai encontrar vários modelos e um monte de lugares para comprar. As marcas mais conhecidas por lá são as Bumgenius, Blueberry, Grovia, Gdiaper e outras. Faça uma procura no Google em Cloth diaper 🙂
Monica
Estou grávida de Gêmeos e entrei em pânico quando fiz as contas do valor que gastaria de fralda descartáveis… em torno de 350,00 por mês. .. em dois anos isso da muito dinheiro.
Comecei a comprar pelo aliexpress que tem um ótimo preço. E com o valor que vou economizar vou comprar uma maquina de lavar e secar e mesmo assim não vou gastar o que gastaria com fraldas descartáveis.
Bárbara Biondo
Monica, o que você achou das fraldas do Aliexpress?
são boas?
você comprou das mais em conta?
me conte mais sobre a sua experiencia, preciso de ajuda.
Regina Celia
Olha, eu não iria nem comentar, mas é impossível ler e não falar nada… o mundo esta evoluindo a cada ano que passa e sempre vejo as pessoas falarem ‘não usem nada descartáveis, sacolas então nem pensar’, agora as mulheres estão voltando ao tempo da onça… parto em casa… não usar fraldas descartáveis… ah me poupe né? porque então vc não vai morar la no meio do mato, onde não tem chuveiro, água encanada, fogão a lenha, onde tem que buscar a lenha… duvido que consiga ficar sem todas essas tecnologia, usar fraldas de pano na cidade é fácil, tem água encanada e a máquina fica bem pertinho
Cristiane
Nossa você foi incrivelmente preconceituosa em seu comentário. Se você não abre mão dos descartáveis, faça bom proveito deles, mas para algumas pessoas muitos deles são dispensáveis. No texto a autora não nega a praticidade de tais produtos. Uma fralda descartável leva aproximadamente 500 anos para se decompor, existem mães que desejam construir um mundo melhor e mais limpo para seus filhos! Voltar as fraldas de pano pode significar pouco para algumas pessoas, mas se cada um tivesse a capacidade e a humanidade de fazer um gesto, mesmo que pequeno, para contribuir com a preservação do meio ambiente, viveríamos em um mundo muito melhor.
adyaraujo
Concordo com voce,e sem dizer que é um simples gesto até de “inteligencia” nao é??., pois é para a preservaçao do nosso planeta.
Michelle
Regina Celia, concordo com a Cristiane quando diz que você foi extremamente preconceituosa em seu comentário. Cada pessoa tem que fazer a sua parte para contribuir com um mundo melhor e mais sustentável, pois não sei se você acompanha os noticiários, mas se mantermos nosso ritmo de consumo o mundo vai entrar em colapso. Pois realmente é muito cômodo você ir a farmácia, comprar as fraldas descartáveis e jogar no lixo da sua casa e achar que está tudo resolvido, mas e o que acontece com essas fraldas depois? Pois as pessoas acham que simplesmente jogando o lixo no lixo o problema está resolvido! porém moramos em um pais que não tem politicas publicas nenhuma para resolver o problema dos lixões que só degradam cada vez mais o meio ambiente. E quando você fala que estamos evoluindo, não sei para aonde, pois estamos evoluindo as custas de muita destruição e miséria. Gostei muito do texto e acho sim que cada um tem que tentar achar soluções para os problemas que são de todos. E usar fraldas de pano não são um retrocesso e sim uma evolução.
josue
Falou tudo!!
Lidiane
Eu usei fralda de pano na minha filha mais velha quando já estava começando desfralde, é bem econômica, porém por várias vezes o xixi vazou! Agora tenho uma bebê de um mês e não consegui colocar a fralda tamanho único nela, mesmo dobrando, ficou muito grande!
Marina
Eu gostei e achei válida sua ideia de aderir a fralda de pano, achei fácil usar qdo estou em casa q tem a máquina de lavar pertinho, mas fiquei com dúvida para saber como faz quando sai com o bebê? Porque vc não vai ter uma máquina sempre a sua disposição
Karine
Marina, quando você sai você leva uma sacolinha impermeável e coloca as fraldinhas dentro para lavar em casa.
Danusa
Adorei as fraldas de pano e concordo que o meio ambiente agradece por usá-las. Vou recomendar.
PAULA S. SANTANA
Tenho dois filhos, o mais velho(17 anos) só usou fraldas de pano e a mais nova(8 anos) usou as duas opções. Estou grávida do terceiro que é uma menina, já decidi pelas fraldas de pano e eventualmente para sair usar descartável. A afirmação de que assa menos o bumbum é verdadeira e a lavagem é muito simples e fácil.Não me sinto bem em estar contribuindo para o acúmulo desnecessário de lixo no planeta.
Ahh antes que perguntem eu trabalho fora e não tenho empregada, sempre consegui com muito esforço conciliar essa rotina e conto com ajuda da minha mãe que também apoia e dos meus filhos, dividimos tarefas e uns cuidam dos outros. Isso une mais a família e principalmente os irmãos.
Edlene Souza
Não sou mãe, cheguei aqui porque no meu curso assisti a uma aula de consumo sustentável, e hoje estamos fazendo um chá de fraldas para uma colega, e decidi então procurar sobre o assunto “descartáveis x pano” achei o artigo interessante, e até penso na possibilidade de quando for a minha hora procurar usar as fraldas de pano, e vou passar para minha colega, talvez ela se interesse também, obriga beijos!!