Categorias: Animais

42 marcas de cosméticos do Brasil que não testam em animais

Todos os dias, em laboratórios espalhados por todo o Brasil, animais são submetidos a uma série de crueldades para testar cremes para pele, tinturas de cabelo, batons e vários outros produtos cosméticos nem um pouco essenciais a nós, seres humanos. Você acha isso justo?

Se a resposta é não, saiba que você faz parte de um grupo cada vez maior de brasileiros que não suporta a ideia de que animais sofram e até morram, apenas, para satisfazer a vaidade humana.

Segundo pesquisa do Ibope, encomendada pela HSI (Humane Society International), dois terços da população brasileira são contra testes em animais e defendem a criação de lei nacional que proíba, de uma vez por todas, esse tipo de prática – pelo menos, na indústria de cosméticos -, como já acontece em outros lugares. Israel e União Europeia, entre eles.

No entanto, enquanto a justiça brasileira não toma uma posição, vale a pena boicotar aquelas empresas que ainda insistem em realizar testes em animais.

Confira, abaixo, 42 marcas de cosméticos brasileiras que, segundo a Anda (Agência de Notícias de Direitos Animais), não toleram esse tipo de prática e, por isso, podem ser consumidas sem peso na consciência.

1. ABELHA RAINHA

2. ACQUAFLORA

3. ADCOS

4. ÁGUA DE CHEIRO

5. AMEND

6. AUDREI CASATTI

7. AVORA

8. BEL COL

9. BIO ART

10. BIODERM

11. BIO EXTRATUS

12. BIONATUS

13. BOTANIC

14. CONTÉM 1G

15. DAVENE

16. EMBELEZZE (NOVEX)

17. EUDORA

18. FELICITTÁ LOOKS

19. GRANADO

20. HAIR FLY

21. IMPALA

22. INSPIRAÇÃO PERFUMES

23. JEQUITI

24. KOLOSS

25. L’AQUA DI FIORI

26. MAHOGANY

27. MAIRIBEL

28. MAQUEL

29. MAX LOVE

30. NATURA

31. NATURAL LINE

32. NAZCA

33. NIASI

34. O BOTICÁRIO

35. OX

36. QUEM DISSE BERENICE

37. RACCO

38. SURYA

39. VALMARI

40. VULT

41. YAMÁ

42. YES COSMETICS

Conhece mais alguma marca que merece estar na lista? Conte para a gente nos comentários!

Foto: Carly Lesser & Art Drauglis/Creative Commons

Débora Spitzcovsky

Cofundadora do The Greenest Post, Débora Spitzcovsky é especialista em Sustentabilidade, com foco em Comunicação, Voluntariado e Desenvolvimento Local

Leave a Comment

Veja Comentários

    • Hinode cosméticos merece entrar nessa lista pessoal, não fazemos testes em animais

        • Vários aí da lista tem produtos com ingredientes de origem animal: boticário, natura, davene, quem disse Berenice,... Pouquíssimos da lista de cruelty free de verdade.

          • Oi Juliane, a Eudora, o O Boticário, a Quem disse Berenice?, a The Beauty Box (que inclusive faltou na lista) ou qualquer outra marca pertencente ao Grupo Boticário não utiliza de nada com origem animal. =)
            Ótima lista, parabéns para a autora!

        • Abelha Rainha também vende produtos de origem animal, como barbatana de tubarão, entre outras.O shampoo Skala, o sabão líquido Plush, me parece que não testam em animais, pelo menos possuem o selinho na embalagem.

          • A marca Vymana é vegana. Cruelty free, sem origem animal, sem parabeno, sem petroquímico (tudo de bom em uma marca só). Vende no site Nação Verde.

        • mas a pesquisa e sobre quem não testa em animais e não quem tem componentes de origem animal. então mereci sim, leia

          • Testar é maltratar.
            Tirar parte do animal tb é maltratar.
            Fazendo testes ou usando produtos de origem animal, pra mim, tá na lista negra.

        • Mas nesse caso muitas ali citadas Tbm devem sair.
          A lista não é de produtos VEGANOS, e sim de produtos NÃO TESTADOS (infelizmente).

        • Pelo que eu sei todos os produtos fabricados pela hinode são de origem vegetal.

          • Hinode tem shake de colágeno, este produto é de origem animal, não merece entrar nesta lista.

        • Então o nome da lista deve ser trocado. Pq é lista de quem não faz teste e não lista de quem não tem composição. São coisas diferentes. Merece sim!ou troca o nome!pq na oficial ela consta.

        • Se informe melhor antea de soltar os dedos...os produtos que possuem componentes de animais são sintetizados...ou seja...reproduzidos em laboratório...não fale bobagens...e nossa taurina vem da beterraba. Merece sim estar na lista
          ..apesar de não ser uma lista vegana e sim livre de testes em animais.

      • O fornecedor de maquiagem da HINODE é a MAC... ou seja... HINODE NÃO ENTRA NESTA LISTA pois promove produto de quem testa em animais, mantendo (in)diretamente a filosofia de tal empresa.

        • O fornecedor da maquiagem da Hinode não é a MAC. A Bellaoggi que a maquiagem da hinode, compra sua matéria prima no mesmo lugar onde a MAC compra, mas não testa seus produtos em animais. E hoje em dia a maioria das substâncias podem ser sintetizadas em laboratórios, não é pq tal componente é de origem animal que ele foi tirado de um animal, só estudarem química pessoal. A Hinode merece sim estar nessa lista ok.

          • Luana, se um produto é de origem animal, ele é extraído de animal sim. Quando não é, ele obrigatoriamente deve ser acompanhado pela palavra "sintético". Ou então usado um outro nome para diferenciar o sintético do natural. Sei disso porque sou química. ;)

      • Sim, concordo. Mas que eu saiba O Boticário faz sim. E a Natura diz que não se responsabiliza pelos seus fabricantes :(

      • Hinode testando ou não, é uma bosta rsrs.. Cosmeticos inspirados em marcas famosas, porém não tem a metade da qualidade. Hinode é apenas uma empresa pirâmide.

    • A Marca Flores & Vegetais diz na embalagem que NÃO testa em animais, merece estar na lista ?!

    • A Charis não testa! Pelo menos é o que diz nas embalagens de cosméticos capilares.

  • A Tânagra tb não faz testes em animais. Os produtos são excelentes.

  • A Latika Cosméticos também não testam em animais, eles postaram nas redes sociais um dia desses sobre esse assunto.

  • Phytoervas testa? Não está na lista, mas na embalagem dos shampoos e condicionadores consta que não.

    • Faz sim, ao menos está na lista dos que testam. E mesmo que não testem no Brasil, testam na China por exemplo, como a Avon, pois a China obriga essas empresas a testarem em animais...

      • É isso mesmo, vamos colocar a boca no mundo , aqueles produtos que torturam animais...

      • A China OBRIGA...não estamos falando de marcas internacionais, mas sim de marcas nacionais. Agora se formos "internacionalizar" as marcas nacionais para o público mundial(China por exemplo) como ficariam as coisas? Povos e culturas diferentes gente...vamos abrir os olhos.

        • Os produtos Avon em maioria vem da China e lá é obrigatório o teste de produtos em animais. Sendo considerado produto na ional ou não grande parte é produzida lá. Eles mesmos já assumiram o valor de dizer que fazer porcser obrigatório! Então não dá para considerar que não faz! Além do más aqui no Brasil não é proibido por lei, então se eles fazem as escondidas do público ninguém vai saber! Apenas o estado de São Paulo ganhou a lei de proibição do teste em animais.
          Se ela diz que faz, ela faz!

      • A China recentemente, acabou com a obrigatoriedade , de testa em Animais, em Cosmeticos.

        • Apenas de produtos de uso regular (sabonete, xampú, etc) produzidos na China.

          Se não for produzido na China ou se não for de uso regular (maquiagem, creme anti-idade, etc) continua sendo obrigatório testar.

        • Acho que os animais dos países que obrigam o teste tem o mesmo valor que os animais de países que nao testam. Avon/Mary Kay nao testam no Brasil mas fazem questão de vender seus produtos la, sendo assim testam em animais!!!

        • oi? Sério? kkkkkkkkkkk meu Deus. Então dane-se os animais dos outros países neh? É valido fazer uma empresa que testa em animais fora do Brasil e vende aqui como produto vegano? Independente se são animais nativos ou não, cruelty é cruelty. É por isso que o Granado ñao deveria estar nessa lista.

    • A Mary Kay tem um manifesto em seu site se posicionando contra testes em animais, porém, afirma que testa em países onde são obrigados por lei. Enfim... São contra, mas não páram de produzir nesses países.

    • Mary kay, não testa! !!!
      Ja tive a oportunidade de visitar a empresa nos EUA e eles não testam, são totalmente contra.. infelizmente na china é lei então TODAS as marcas que venden p lá são obrigadas a testar, inclusive metade dessa lista! Deixem de ser ignorantes e pesquisem antes de sair por ai comentando besteira! !!!

      • Então, as empresas que se posicionam contra testes não vendem na china, a MK está sendo hipocrita em se posicionar contra os testes, mas testar. então eles testam onde é preciso, assim sendo não merece entrar nessa lista. Não estou sendo ignorante como voce diz, já que não uso produtso testados em animais há 4 anos e o meu TCC é sobre o tema, então me poupe desse discurso para retirar o peso da sua consciência. Se tu usa produtos testados em animais colabora, participa de toda a tortura que os animais passam.

        • A MK pelo menos está trabalhando o combate na China sobre testes em animados e vocês estão fazendo oq? Reclamando e está ajudando em que?

        • A MK só testa na China pq é lei do país, então pq não abre mão desse mercado? Pq é um dos maiores mercados do mundo pra se trabalhar, ou seja é estupidez abrir mão assim. Os animais estão aí para servir o homem, é a favor dos animais? Não coma mais nada, nenhuma carne. Não tome mais vacina e não dê aos seus filhos pois todas as vacinas são testadas antes em animais.

          • os animais estão aqui pra servirem ao homem,querido que te colocou no centro do universo.

          • Nossa, qta ignorância e arrogância!!!! Quem disse que os animais tem que servir ao homem?? E outra, remédio é uma coisa, cosmético é outra. Existe o necessário para a vida, e a futilidade. Homem é animal precisam de remédio, ecmuotps são testados em humanos tbm. Animal não precisa de maquiagem. E ser vegetariano não é o fim do mundo.

          • apoiadissimo.......
            Mary Kay......TESTA
            Sim........!!!!
            Ja entrei no site deles e me contaram um monte de mentiras
            Nao uso mari kay....
            Avon.....marcas covardes.

        • Lorena, tudo que usamos vem de fabricação chinesa, desde de cosméticos até eletrônicos, falar pra parar de vender na china é que eu acho hipocrisia,sendo diretamente ou indiretamente dependemos do mercado chinês,não que eu defendo os testes em animais para cosméticos,mas é que acho muito cômodo querer botar a culpa na china, nas marcas ou em quem use algo ,sendo que com certeza você tem algo made in china na sua casa.

        • Os produtos da ALCHEMIA que são encontrados nas lojas Renner também não testam, e na embalagem vem a tão maravilhosa frase: PRODUTO NÃO TESTADO EM ANIMAIS.

      • Vc eh q precisa se informar. As empresas q vendem seus produtos na China, como a Mary Kay, testam em animais para poder vender naquele pais. TESTAM em animais.

      • Mary Kay, testa!!!
        Deixe de ser ignorante e pesquise antes de sair por ai comentando besteira!

      • Neste caso, ela testa sim. Só na China...e daí? Para mim é a mesma coisa. Não compro na Mary Kay. Alguém sabe se a Nivea testa?

        • Se enganam... Natura testa sim... Lembra daqueles ativistas que invadiram um instituto de teste, que resgataram vários animais de lá? a natura estava na lista deles de teste

    • Faz sim!! Está na lista oficial do PETA. Vale dar uma conferida na listagem deles. Infelizmente, tem muuuuita empresa na relação deles.

    • Gente, se uma marca testa em animais seja aqui ou fora é uma marca que não é crultyfree. Se tem produtos de origem animal também não é crueltyfree.

    • A Mary Kay pode até não testar no Brasil mas testam na China..
      Mas vendem produtos de origem animal.. me arrependo quando comprei os pincéis de pelo de javali há 5 anos atrás (tinha outra mentalidade).

  • É importante deixar claro que, além de testes em animais, podemos refinar a lista para as que não usam parabenos. Não adianta lembrar dos bichinhos e esquecer da nossa saúde, não é?

    • Mas bom lembrar que a renner foi pega recentemente em trabalho análogo à escravo, né.

      • EU ERA ESTAGIÁRIA DE UM ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA EM QUE A RENNER ERA ACUSADA DE HUMILHAR FUNCIONARIOS QUE NÃO BATIAM METAS E QUE TRABALHAVAM SOB FORTÍSSIMA PRESSÃO COM ATÉ MESMO ASSÉDIO MORAL, HOJE EU PASSO LONGE DE LÁ E QUANDO ESTOU COM ALGUÉM Q ENTRA LÁ NA RENNER EU TRATO MT BEM OS FUNCIONÁRIOS PQ SÓ EU SEI O Q ELES PASSAM LA!! AINDA BEM QUE HOJE EXISTE UM APP (APLICATIVO PRA CELULAR) DE DENÚNCIA DE EMPRESAS QUE MALTRATAM OS FUNCIONÁRIOS OU AGEM FORA DA LEI DE ALGUMA FORMA, SE CHAMA "PARDAL MPT - DENÚNCIAS" FEITA PELO MINISTÉRIO DO TRABALHO!! ADOREI!!

Compartilhe
Publicado por
Débora Spitzcovsky

Posts recentes

Energia solar mantém crescimento e fica mais atrativa para brasileiros em 2020

Por muitos anos, o governo brasileiro ignorou o potencial da energia solar como fonte limpa,…

10 horas atrás

5 fatores que influenciam no preço final do seu projeto de energia solar

Economizar na conta de luz é uma realidade para cada vez mais brasileiros que instalam…

5 dias atrás

Os 5 Principais Motivos Pelos Quais Todos Querem Energia Solar

Gerar a própria energia elétrica é a vontade da grande maioria dos consumidores brasileiros. Segundo…

2 semanas atrás

Países podem ser 100% alimentados por energia limpa, segundo IRENA

Segundo a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), é possível alcançar um setor elétrico mundial…

4 semanas atrás

11 toneladas de produtos orgânicos são doados para moradores de Paraisópolis

A Enel Distribuição São Paulo está doando 11 toneladas de produtos orgânicos – verduras e…

4 semanas atrás

Jornada de Agrofloresta: como plantar comida sem veneno e regenerar a Natureza

A Agrofloresta é considerada a agricultura do futuro. É uma nova forma de cultivar alimentos…

1 mês atrás