Eles produzem comida e passam fome! 28% da população rural da América Latina vive em situação de pobreza extrema

Eles produzem comida e passam fome! 28% da população rural da América Latina vive em situação de pobreza extrema

Eles são responsáveis por cultivar os alimentos que chegam às nossas mesas, mas vivem em condições extremamente precárias: 44% da população rural da América Latina se encontra em situação de pobreza. E mais: 28% estão em condições de extrema pobreza. Chega a ser irônico, não? Produzir e passar fome!

Os dados são da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), que aposta em programas de proteção social e desenvolvimento do campo para melhorar a situação. Segundo eles, a agricultura familiar oferece 60 milhões de postos de trabalho na região, mas concentra altos índices de miséria.

“Brasil e Chile demonstram que este setor (pequena agricultura) tem um enorme potencial inexplorado e que, com as políticas corretas, a agricultura familiar passará a ser parte da solução do problema da fome, em vez de ser parte do problema”, explicou o representante regional da FAO, Raúl Benítez.

Entre as propostas para mudança de cenário, estão melhorias nas condições de trabalho, fortalecimento de redes de abastecimento público e comércio, que adquirem produtos da agricultura familiar, e a associação entre as cadeias de pequenos produtores e programas de alimentação escolar.

“Devemos impedir que quem produz nossos alimentos esteja entre os que mais sofrem fome e pobreza na América Latina”, destacou Benítez.



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Curtiu nossa página?

RSS
Follow by Email
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram