Share This Article
Adquiridos por meio de agricultura familiar, o volume de alimentos orgânicos na alimentação escolar de crianças e estudantes da rede municipal de ensino da cidade de Curitiba, no Paraná, vem aumentando a cada ano. Os alimentos não contém agrotóxicos, transgênicos ou fertilizantes sintéticos, ao contrário daqueles usados em merendas convencionais.
Atualmente, os orgânicos representam cerca de um quarto, em volume, do total comprado pela rede pública do município para a produção das merendas escolares: das mais de 783 toneladas de alimentos adquiridos por meio de agricultura familiar, mais de 202 toneladas foram de orgânicos. São frutas e legumes da estação que enriquecem o prato nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil.
A inclusão de orgânicos promove a segurança alimentar e nutricional, além de favorecer o desenvolvimento local sustentável, uma vez que os itens são adquiridos de produtores da própria região.
Segundo o Departamento de Logística da Secretaria Municipal da Educação, todos os dias, a Educação serve cerca de 300 mil refeições para os 140 mil crianças e estudantes matriculados na rede municipal de ensino, em mais de 400 unidades.
E mais: há opções de cardápios especiais para celíacos, vegetarianos, diabéticos e alunos com intolerância à lactose, entre outros. Os cardápios são elaborados por nutricionistas da Secretaria Municipal da Educação, preparados pelas empresas terceirizadas e entregues diariamente nas unidades.