Categorias: Mundo

1º centro comunitário agrícola das Américas oferece alimentos gratuitos para milhares de pessoas

Quem fosse ao distrito de North End, localizado no centro da cidade de Detroit, nos EUA, há oito anos, simplesmente não o reconheceria. Isso porque a região, antes abandonada e com graves problemas de segurança e desvalorização imobiliária, foi completamente revitalizada graças a um centro comunitário agrícola.

O termo pode soar estranho, porque de fato não é comum: North End foi o primeiro lugar das Américas a receber uma iniciativa do tipo. Na prática, o centro comunitário agrícola ocupa uma área de 30 mil m², onde antes estavam imóveis abandonados, para cultivar frutas, legumes e verduras diversos – e fresquinhos! – para a população.

Por ser comunitário, todos podem colher gratuitamente alimentos no local. Mas também é importante que cuidem do cultivo, já que não há um responsável oficial para o serviço. Até agora, o modelo está funcionando superbem!

Segundo a ONG Michigan Urban Farming Initiative, desde que foi implementado, em outubro de 2011, o centro comunitário agrícola revitalizou North End e atraiu novos residentes e investimentos comerciais para a região.

Tudo graças à ajuda de uma equipe de 8 mil voluntários locais, que seguem ativos e são responsáveis pelo sucesso da iniciativa, que atualmente consegue garantir alimentos frescos e gratuitos para 2 mil pessoas que vivem no centro da cidade de Detroit.

Já pensou uma iniciativa assim nos municípios brasileiros?

Foto: Divulgação

Débora Spitzcovsky

Cofundadora do The Greenest Post, Débora Spitzcovsky é especialista em Sustentabilidade, com foco em Comunicação, Voluntariado e Desenvolvimento Local

Veja Comentários

Compartilhe
Publicado por
Débora Spitzcovsky

Posts recentes

Cinco anos após ser declarada extinta, espécie rara de leopardo é vista em Taiwan

Em 2013, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) declarou os leopardos nebulosos de…

3 horas atrás

Refugiados sírios doam marmitas para idosos durante a pandemia em São Paulo

Por ONU O casal Talal e Ghazal Al-Tinawi, refugiados vindos da Síria com seus filhos, sentiu no bolso a redução…

3 horas atrás

Delivery sem lixo: USP cria embalagem sustentável para entrega de alimentos

O Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo, reciclando apenas 1,28% das 11,3 milhões de toneladas…

8 horas atrás

Em SP, centro técnico da Audi é 100% abastecido por energia limpa

Com o objetivo de se tornar uma empresa 100% neutra em carbono até 2050, a marca das quatro argolas instalou…

2 dias atrás

10 dicas para reduzir o desperdício de água nesta quarentena

BRK Ambiental apresenta dicas de como evitar o desperdício de água na quarentena Com a quarentena estamos passando cada vez…

3 dias atrás

Máscara que purifica ar de poluição e vírus já está a venda!

Segundo a OMS, a poluição mata aproximadamente sete milhões de pessoas no mundo todos os anos. Máscaras individuais de purificação…

3 dias atrás