Share This Article
Quem fosse ao distrito de North End, localizado no centro da cidade de Detroit, nos EUA, anos atrás, simplesmente não o reconheceria. Isso porque a região, antes abandonada e com graves problemas de segurança e desvalorização imobiliária, foi completamente revitalizada graças a um centro comunitário agrícola.
O termo pode soar estranho, porque de fato não é comum: North End foi o primeiro lugar das Américas a receber uma iniciativa do tipo. Na prática, o centro comunitário agrícola ocupa uma área de 30 mil m², onde antes estavam imóveis abandonados, para cultivar frutas, legumes e verduras diversos – e fresquinhos! – para a população.
Por ser comunitário, todos podem colher gratuitamente alimentos no local. Mas também é importante que cuidem do cultivo, já que não há um responsável oficial pelo serviço. Até agora, o modelo está funcionando superbem!
Segundo a ONG Michigan Urban Farming Initiative, desde que foi implementado, em outubro de 2011, o centro comunitário agrícola revitalizou North End e atraiu novos residentes e investimentos comerciais para a região.
Tudo graças à ajuda de uma equipe de 8 mil voluntários locais, que seguem ativos e são responsáveis pelo sucesso da iniciativa, que atualmente consegue garantir alimentos frescos e gratuitos para 2 mil pessoas que vivem no centro da cidade de Detroit.
Já pensou uma iniciativa assim nos municípios brasileiros?
Foto: Divulgação
1 Comment