Share This Article
Salgada e contaminada. Por décadas, essa foi a única fonte de água que a população de Kiunga, no Quênia, possuía para beber, cozinhar, tomar banho e lavar roupas. Dá pra imaginar a sensação de nunca ter tomado um copo de água potável na vida?
A triste realidade, no entanto, ficou pra trás. Há um ano, graças ao trabalho da GivePower Foundation, a comunidade de Kiunga tem acesso à água limpa e de boa qualidade.
Isso porque eles implementaram na região a Solar Water Farm, primeira usina solar de dessalinização do mundo. Em outras palavras, ela é capaz de transformar água do mar em água potável usando somente a energia proveniente do sol. Ou seja, sem gastar eletricidade nenhuma!
Usinas dessalinizadoras regulares consomem muita energia, o que torna impossível sua construção em áreas sem acesso à rede elétrica, como é o caso de Kiunga.
Mas, com a Solar Water Farm, tudo funciona à base de energia solar, que é produzida por painéis fotovoltaicos e armazenada por baterias Tesla. Não é demais?
A inovação leva água potável, todos os dias, a 35 mil pessoas que nunca antes na vida haviam tido acesso ao recurso. O vídeo abaixo mostra a reação da população – de crianças a idosos – quando a usina finalmente passou a funcionar em Kiunga. De emocionar!
A usina custou cerca de US$ 500 mil, arrecadados por meio de doação. Sob o slogan “US$ 20 podem garantir 20 anos de água limpa para uma pessoa“, a GivePower Foundation segue pedindo ajuda para levar usinas solares de dessalinização para outras regiões do mundo.
Afinal, gente precisando é o que não falta, né? Segundo relatório recente divulgado pela Unicef, 2 bilhões de pessoas ainda não possuem acesso à água potável em pleno século 21. A cada 90 segundos, uma criança morre por conta de doenças transmitidas por água de má qualidade. 🙁
A causa também te sensibiliza? Então acesse o site da GivePower Foundation! Há várias formas de contribuir com o trabalho deles. 😉
Foto: Reprodução/YouTube