Share This Article
Eis uma lição e tanto para aqueles que acham que ser portador de alguma deficiência física ou mental é sinônimo de uma vida baseada em limitações. Débora Seabra, primeira professora com Síndrome de Down a lecionar no Brasil, foi considerada exemplo de profissional da área de Educação pelo Prêmio Darcy Ribeiro.
Promovida pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, a iniciativa reconhece anualmente pessoas ou entidades que exercem papel fundamental na defesa e na promoção da educação no Brasil. Débora foi escolhida por “dedicar-se à luta de inserir professores com deficiência nas escolas regulares e por defender que estudantes com deficiência também lecionem em instituições de ensino regulares”.
Nascida em Natal, no Rio Grande do Norte, Débora sempre estudou em colégios regulares e considera essa experiência fundamental para o seu desenvolvimento e para o combate ao preconceito. Em 2005, ela se formou no curso de magistério, de nível médio, e atualmente trabalha como professora assistente de Educação Infantil na Escola Doméstica, colégio particular da capital potiguar.
A professora ainda é escritora e dá palestras motivacionais e de combate ao preconceito em diversos países do mundo, como Argentina e Portugal. Viva a diversidade!
Foto: Arquivo pessoal