Categorias: Mobilidade

1ª bike do mundo feita com plástico reciclado é brasileira (e já faz sucesso no exterior)

Garrafas PET, embalagens de shampoo, peças de geladeira… Na mão do artista plástico uruguaio Juan Muzzi, radicado no Brasil, todo tipo de resíduo plástico vira matéria-prima para a produção de bikes. Ele é dono da patente da primeira bicicleta do mundo feita com plástico reciclado. O modelo foi desenvolvido e fabricado no Brasil, mais especificamente em São Paulo, após doze (!) anos de pesquisa.

Tanto esforço valeu a pena! Atualmente a empresa de Muzzi, a MuzziCycle, produz dez mil unidades da bike de plástico reciclado por mês e está, inclusive, com lista de espera de compradores. O sucesso é tanto que a companhia já possui até filial na Holanda e na Argentina.

A fim de pedalar uma dessas por aí? É possível se cadastrar na lista de espera aqui. Os clientes podem optar por comprar a bicicleta inteira ou só o quadro feito com plástico reciclado – e o preço, claro, varia.

Para um futuro próximo, Muzzi planeja aumentar a produção – afinal, mercado ele já percebeu que não falta – e ainda desenvolver um modelo de cadeira de rodas feita com plástico reciclado. A ideia é que os deficientes físicos não paguem pelo produto, apenas financiem a matéria-prima, que atualmente vem de ONGs que recolhem sucata. Assim, além de ajudar o meio ambiente, o processo ainda gera renda para os catadores. Muito bom, não? Pedala, mundão!

Foto: Divulgação/MuzziCycle

Débora Spitzcovsky

Cofundadora do The Greenest Post, Débora Spitzcovsky é especialista em Sustentabilidade, com foco em Comunicação, Engajamento e Desenvolvimento Local

Leave a Comment

Veja Comentários

  • O MUNDO JA MUDOU, ALGUMAS PESSOAS AINDA NÃO, POR ISTO MELHOR DO QUE DAR ARGUMENTOS PARA UM POVO RETROGADA É FAZER O QUE VOCE DEBORA ESTA FAZENDO, ISTO MOSTRA FATOS E ASSIM O POVO SE CONSCIENTIZA, PARABENS !!

  • O Mundo precisa de movimentos ecológicamente corretos

    e a bicicleta está inserida neste contesto tăo em voga no momento.

  • o que importante e que tamben todo empresaria tem que fazer resposibidad social...ajudando as pessoas que precisam e nao tem dinheiro....

  • Gostaria de saber sobre alguma ong ou quem gostaria de doar uma casa feita com qualquer tipo de reciclavel. para minha filha que está gravida de 7 meses e paga aluguel em barão de geraldo cidade de campinas e tem uma filha de tres anos eu avo e o meu genro estamos desempregados, eu dei para ela um terreno em são paulo com + ou - 32 metros quadrado.para livra-la de aluguel pois só ela trabalha alguem poderia me orientar à respeito???

  • Parabens Mussi.Nos acompanhamos o seu esforço para colocar seu projeto em condiçoes de viabilidade.Vc e um Ser que pensa de uma forma macro para que muitos aproveitem a qualidade de vida.Temos uma bicicleta de plastico adquirida na Mussicycles.Estamos muito satisfeitos.
    marisa protti -jundiai sp

Compartilhe
Publicado por
Débora Spitzcovsky

Posts recentes

Nada de jogar no lixo! Roupas velhas são usadas na produção de tijolos

Sabe aquela roupa em bom estado que já não atende às suas necessidades? Não hesite!…

20 horas atrás

Brasileira ganha prêmio global por pesquisa que usa dados espaciais para proteger Cerrado das mudanças climáticas

Três jovens cientistas do Brasil, Índia e Estados Unidos foram as ganhadoras de 2021 do…

4 dias atrás

Cientistas desenvolvem solução inovadora para reaproveitamento de máscaras descartáveis

Item de segurança indispensável desde o início da pandemia de COVID-19, as máscaras faciais trouxeram…

5 dias atrás

Brasil está entre os 10 países do mundo que mais instalaram energia solar em 2020

Os contínuos investimentos de empresas e pessoas em sistemas de energia solar no Brasil seguem…

6 dias atrás

Refugiado do Sudão do Sul refloresta distrito de Uganda que o acolheu

Aos 32 anos, Bidal Abraham já teve que fugir de seu país, Sudão do Sul,…

6 dias atrás

Educação para Sustentabilidade pode virar disciplina obrigatória nas escolas

Matemática, Português, Geografia e... Educação para Sustentabilidade! Até 2025, o assunto pode virar disciplina obrigatória…

7 dias atrás