Share This Article
Elas ajudam a amenizar a temperatura, aumentam a umidade do ar, nos dão sombra, filtram a poluição, absorvem a água da chuva, evitando enchentes, e até bloqueiam a entrada de barulho e poeira em nossas casas – sem contar que deixam qualquer lugar mais bonito.
Daria para ficar horas enumerando os benefícios das árvores para as cidades. Muitos municípios, no entanto, preferem gastar esse tempo derrubando-as, seja para a construção de mais um shopping ou para o alargamento de outra avenida.
Mas não essas cidades que iremos listar a seguir. Cada vez mais conscientes da importância do verde para a qualidade de vida da população, muitas prefeituras estão adotando, Brasil afora, a ideia de plantar uma muda de árvore (nativa, é claro) para cada novo bebê que nasce no município.
A iniciativa esverdeia as cidades e, de quebra, é uma ótima simbologia para marcar e acompanhar o desenvolvimento das crianças. Sem contar que ajuda a florescer, desde cedo, nos pequenos os princípios da educação ambiental.
Já contamos por aqui a história do município de Senhora dos Remédios, em Minas Gerais, que planta um ipê para cada bebê nascido. Confira, a seguir, outras 11 cidades brasileiras que aderiram ao projeto Uma Criança, Uma Árvore e incentivam o plantio de mudas para marcar o nascimento dos novos moradores.
1. CLEVELÂNDIA (PR)
2. DIAMANTINA (MG)
3. GUARAPARI (ES)
4. ITAPERUNA (RJ)
5. ITUVERAVA (SP)
6. PASSOS (MG)
7. PENÁPOLIS (SP)
8. SÃO CAETANO DO SUL (SP)
9. SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (SP)
10. SOROCABA (SP)
11. TRAMANDAÍ (RS)
Cada cidade tem sua metodologia: em São José do Rio Preto, em São Paulo, por exemplo, a prefeitura doa uma muda de espécie nativa para cada pai interessado em plantar uma árvore para celebrar o nascimento de seu filho. Já em Itaperuna, no Rio de Janeiro, todo o trabalho é feito pelo governo: os pais comunicam o nascimento e a Secretaria de Meio Ambiente faz o plantio. Independente dos métodos, o resultado é o mesmo: cidades mais verdes e bebês engajados na preservação ambiental, desde cedo.
Conhece outra cidade adepta à iniciativa? Conte para a gente!
Foto: erizof/Creative Commons
12 Comments
Maria
Na Cidade de Matão, desde 2006, o Grupo Matão + Verde, através do Projeto Uma Nova Vida, Matão Mais Verde, realiza plantios coletivos mensais em avenidas , áreas degradadas e áreas de preservação permanente.
Rafael
Na cidade de Martinópolis – SP o projeto já foi inserido também…
Leesander Alves
O Município de Guaratinguetá- SP tem uma Lei chamada de CRESCER JUNTO que para cada criança nascida a prefeitura planta uma árvore:
“Dispõe sobre O Projeto Crescer Junto”
para cada criança que nasce planta-se
uma muda de árvore Nativa da Mata
Atlântica.
O Prefeito ANTÔNIO GILBERTO FERNANDES FILIPPO JÚNIOR, no uso de suas
competências legais, sancionou a seguinte lei:
Gustavo de Brito
Varginha/MG também aderiu à iniciativa.
Daniela Gonçalves Oliveira
Em Santiago-RS, o Projeto Nascer com Verde, está sendo implantado…
Manoel Maranata.
Parabéns a todas essas cidades, participantes desse projeto voluntário de arborização urbana e reflorestamento das áreas degradadas do município, sociedade e gestores juntos mudarão esse planeta.
Jussara
Sorocaba nem devia estar na lista, o descaso da prefeitura com nossas árvores é caso notório. Até o projeto ” um milhão de árvores”, iniciado na gestão anterior foi abandonado, se tornando um grande fracasso com as mudas enfiadas em solo duro e abandonadas…morrendo em seguida!!!
Mariza de Oliveira
Que dó…..nem sabia desse projeto….
Adriana Silva
Em Matão/SP, a ONG Matão Mais Verde realizava plantios mensais. Para cada nascimento, uma árvore. É um projeto muito lindo que envolve bastante gente.
Elaine Teixeira dos Santos
Olá Débora!
Obrigada por compartilhar esta notícia positiva e motivadora! Compartilhamos!
O título da matéria fala em 12 cidades, e estão listadas 11. Qual é a 12ª?
Débora Spitzcovsky
É Senhora dos Remédios, em Minas Gerais, Elaine.
A gente cita ela no quinto parágrafo! 🙂
Abs e obrigada por compartilhar!
Arlindo
Na cidade de Torres – RS – isto também se faz, através de um Projeto que já tem mais de 10 anos e já distribuiu mais de 8 mil mudas de árvores nativas.