11 toneladas de produtos orgânicos são doados para moradores de Paraisópolis

11 toneladas de produtos orgânicos são doados para moradores de Paraisópolis
27 out 2020

A Enel Distribuição São Paulo está doando 11 toneladas de produtos orgânicos – verduras e legumes – para o projeto Bistrô Mãos de Maria, localizado na comunidade de Paraisópolis, na zona Sul de São Paulo. A doação teve início no dia 17 de setembro e segue até o final de outubro. As entregas são realizadas semanalmente, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 14h.

A parceria está permitindo que o projeto Bistrô Mãos de Maria mantenha a capacidade de distribuição de marmitas para a comunidade. Além disso, a ação mantém a atividade econômica dos agricultores que fazem parte do projeto Enel Compartilha Hortas em Rede, responsáveis pela produção dos alimentos nas hortas localizadas nos terrenos da distribuidora na Zona Leste da capital.

Antes da pandemia, o Bistrô chegava a distribuir diariamente 7 mil marmitas gratuitamente para os moradores da comunidade. Porém, com o isolamento social, a distribuição caiu 36%, chegando a 4.500 unidades por dia. “Com a doação da produção das Hortas em Rede, estamos retomando nossa capacidade anterior, podendo atender mais pessoas da comunidade”, celebra Juliana da Costa, sócia do Bistrô Mãos de Maria.

Além da doação de alimentos, uma parceria recente entre a Enel Distribuição São Paulo, Enel X e Riba disponibilizou, em julho deste ano, quatro scooters elétricas para apoiar na distribuição das marmitas para as famílias atendidas pela Associação de Moradores de Paraisópolis, com capacidade de realizar 2.400 entregas diárias. As motos elétricas são adequadas à geografia da comunidade e são uma oportunidade de geração de trabalho e renda, já que os entregadores contratados são moradores da própria região.

Segundo Silmara Santos, gestora de projetos de sustentabilidade da Enel, a ação é uma forma de conectar dois negócios sociais. O projeto Enel Compartilha Hortas em Rede produz aproximadamente 11 toneladas de alimentos orgânicos mensalmente, com uma variedade que chega a 51 tipos de legumes, verduras, temperos e ervas medicinais, impactando mais de 230 pessoas pela renda gerada pela horta, além de contar com mais de 2 mil compradores dos alimentos, vendidos no local. Uma parte da produção da horta será destinada ao Bistrô Mãos de Maria para compor o cardápio de marmitas, que inclusive conta com opções vegetarianas e veganas, reforçando o compromisso em oferecer uma alimentação saudável para os moradores da região.

Para quem acompanha a trajetória da plantação até a distribuição dos alimentos orgânicos, é uma imensa satisfação saber que a comida está chegando para quem realmente precisa. É o que diz Andreia de Oliveira, uma das 26 funcionárias do Enel Compartilha Hortas em Rede. Mãe de três filhos, a agricultora  começou a trabalhar na horta neste ano, mas o amor pela plantação é antigo e teve início ainda na infância. “Trabalhar na horta é prazeroso, é quase uma terapia. Eu imagino as pessoas recebendo os alimentos e isso me anima a trabalhar com ainda mais amor para que o melhor alimento chegue à casa das pessoas”, comenta.



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Curtiu nossa página?

RSS
Follow by Email
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram