Share This Article
O momento atual é uma fase propícia para repensar com criatividade o uso de alimentos, já que com as pessoas mais em casa aumenta a tendência de cozinhar as próprias refeições, além da necessidade de restringir o número de saídas para compras. Utilizar cascas e sementes, reaproveitar grãos já cozidos para outros fins e congelar itens como frutas e legumes são medidas que podem contribuir para que os alimentos rendam mais.
“Além de trazer benefícios imediatos para o momento que vivemos, como reduzir o volume de compras e os gastos em casa, aproveitando melhor os itens que já se tem, um novo modo de pensar os alimentos pode também ajudar a reduzir o desperdício de comida, um problema mundial. Atualmente, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçadas por ano no mundo, o que representa 30% de toda a comida produzida por ano no planeta. No Brasil, são mais de 26 milhões de toneladas perdidas por ano”, aponta a Head de Criação de Valor Compartilhado da Nestlé, Barbara Sapunar.
Algumas cidades e empresas apostam em Bancos de Alimentos que arrecadam comida em bom estado para doá-las para asilos, creches, entre outras instituições. A Nestlé é parceira, desde 2010, do Mesa Brasil SESC, uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Em 2019, foram mais de 400 mil quilos de produtos Nestlé doados para a iniciativa, beneficiando 5 mil instituições e mais de 1 milhão de pessoas.
Combatendo os motivos do desperdício
Segundo levantamento realizado pela Nestlé nas redes sociais, com dados de mais de 18.400 postagem feitas entre janeiro de 2019 e fevereiro de 2020, os motivos mais relatados pelas pessoas para desperdiçar comida são alimentos comprados em grande quantidade, não consumidos e que estragam na geladeira; excesso de comida no prato; receitas que não deram certo; e sobras de comida do dia anterior que acabam descartadas .
Algumas medidas simples podem ajudar a prevenir isso, como planejar as compras em uma lista antes de ir ao mercado, evitando comprar itens desnecessários ou em quantidades maiores do que precisa. Organizar a despensa e colocar os itens que vão vencer primeiro na frente ou em uma parte onde consiga enxergá-los com facilidade também ajuda a lembrar de consumir os alimentos antes de seu vencimento. Ler o rótulo para ver a validade de cada alimento depois de aberto e escrever a data com uma caneta permanente na própria embalagem quando abrir algum produto pela primeira vez também é uma boa dica.
Já para evitar errar nas receitas ou na quantidade de comida, algumas medidas como conferir o rendimento de porções e seguir instruções de receitas confiáveis pode ajudar. Além disso, congelar adequadamente tanto alimentos in natura quanto comidas já prontas ajuda a aproveitar melhor os alimentos guardados na geladeira.
Receitas práticas, saudáveis e conscientes
Muitas vezes as principais propriedades nutritivas dos alimentos estão concentradas justamente nas partes que são descartadas pelas pessoas, como cascas e sementes. Elas costumam concentrar altos índices de vitaminas, por exemplo. Pensando nisso e também com foco em ajudar as pessoas a repensar o uso dos alimentos e evitar desperdícios, o time de Receitas Nestlé desenvolveu uma série de receitas que ensinam como aproveitar ao máximo grãos, legumes, vegetais e frutas.
Receitas para uso total da beterraba:
http://www.receitasnestle.com.br/receitas/farofa-super-rapida-de-beterraba
http://www.receitasnestle.com.br/receitas/salada-refrescante-de-abobora-com-folhas-de-beterraba
Receitas para utilizar sobras de arroz e feijão:
http://www.receitasnestle.com.br/receitas/tortilla-de-arroz
http://www.receitasnestle.com.br/receitas/farofa-de-feijao
Receitas com melão e sementes:
http://www.receitasnestle.com.br/receitas/salada-de-rucula
Receitas para aproveitar sementes:
http://www.receitasnestle.com.br/receitas/salada-de-frango-thai-com-mango-chutney
http://www.receitasnestle.com.br/receitas/petiscos-doce-de-sementes-de-abobora-noz-peca-e-frutas-secas
Receitas para utilizar brócolis com suas folhas:
http://www.receitasnestle.com.br/receitas/arroz-com-brocolis-e-amendoas
O site da Nestlé, na parte de Receitas, conta com uma ferramenta chamada “O que tem em casa”, que ajuda o usuário a encontrar receitas com o que tem na geladeira, evitando compras desnecessárias. Ao informar de um a três ingredientes disponíveis em casa, a ferramenta apresenta um cardápio com sugestões de receitas.
Congelando itens para evitar perdas
Conservar os alimentos aptos para consumo por mais tempo também é uma boa medida para evitar desperdício, principalmente de frutas, vegetais, legumes e ervas, que podem estragar mais rapidamente. Para isso, Receitas Nestlé também criou dicas para congelar alimentos corretamente, garantindo que eles continuem nutritivos e com suas propriedades preservadas.
Confira abaixo algumas dicas:
http://www.receitasnestle.com.br/dica/2017/03/24/como-conservar-ervas-frescas-para-usar-na-cozinha
http://www.receitasnestle.com.br/dica/2017/02/13/como-cozinhar-e-conservar-vegetais
Além dessas dicas, também pode ser uma boa medida congelar em pequenas porções as refeições já prontas para poder comer em um outro dia, evitando que estraguem.