O vilarejo que produz QUATRO VEZES mais energia do que consome. Saiba como!

O vilarejo que produz QUATRO VEZES mais energia do que consome. Saiba como!
16 abr 2014

Produzir energia limpa é o futuro! Se puder ser em casa então, melhor ainda. O vilarejo Sonnenschiff, da Alemanha, provou que o negócio pode ser bem lucrativo. Como? Ele produz quatro vezes mais do que consome.

O condomínio se tornou autossuficiente em energia por meio de painéis solares. A grande sacada para que isso fosse possível veio do arquiteto alemão, Rolf Disch, que planejou as construções para que recebessem a tecnologia de forma eficiente – parece óbvio, mas faz muita diferença!

Aliás, a comunidade inteira foi projetada para reduzir o impacto ambiental de seus moradores. O consumo de energia elétrica é baixo por conta da arquitetura, que permite acesso à luz natural, e do isolamento a vácuo, que aumenta o desempenho térmico. Além disso, captam água de chuva (para irrigação dos jardins e descargas de vasos sanitários) e compartilham automóveis.

Por sua eficiência – são gerados 420 mil kWh, o equivalente a 500 toneladas de CO2 a menos na atmosfera – os moradores recebem, todos os anos, uma recompensa do governo pela contribuição na distribuição de energia elétrica, através da smart grid.

O vilarejo, que foi projetado em 1994 e finalizado em meados de 2004, é formado por 52 residências, que variam de 75 a 162 m², e um edifício comercial. Ao todo são 11 mil m², que inclui acessibilidade e áreas verdes.



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *