Universidade Estadual da Paraíba desenvolve purificador de baixo custo para distribuir a famílias que sofrem com a escassez da água

Universidade Estadual da Paraíba desenvolve purificador de baixo custo para distribuir a famílias que sofrem com a escassez da água
14 dez 2017

Alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) conseguiram outro avanço em purificação de água. Eles criaram um sistema purificador rentável que transforma água suja em potável e, ainda mais, foram reconhecidos e gratificados com o incentivo de R$ 50 mil pelo Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2017.

O sistema é composto por um dessalinizador solar de baixo custo, projetado em uma caixa com placas de concreto e cobertura de vidro, que possibilita a passagem da luz do Sol. A capacidade para produzir água potável, sem uso de eletricidade, de elementos filtrantes e livre de produtos químicos, vem da radiação solar, que provoca a evaporação da água e, logo, a eliminação dos sais e bactérias antes existentes. A água condensa ao entrar em contato com a placa de vidro e volta ao seu estado líquido.

Ele foi produzido a partir de uma experiência envolvendo alunos do curso de Agroecologia e membros da Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção – Coonap –, no campus da UEPB, em Lagoa Seca, na região do Agreste da Paraíba.

A ideia surgiu diante da urgência de facilitar o acesso a água potável na região que sofre com o clima semiárido e a escassez do recurso. Cada unidade do dessalinizador produz um volume de água potável de 16 litros por dia.

O projeto já beneficiou 37 famílias em três cidades da Paraíba, onde não chove desde setembro deste ano, de acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa). A procura pelo projeto tem sido grande por se tratar de um método simples, de baixos custo e manutenção.

Foto: Reprodução/Fundação Banco do Brasil



Mattheus Goto
Mattheus Goto

Estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, repórter na COP 23, estagiário no The Greenest Post e apaixonado por música, arte e histórias de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *