Austrália distribuirá kits de energia solar (de graça!) para 50 mil residências

Austrália distribuirá kits de energia solar (de graça!) para 50 mil residências
05 fev 2018

Já pensou receber na porta de casa, de graça, um kit de energia limpa e eficiente? Pois acredite! Isso está prestes a acontecer no sul da Austrália. 50 mil residências, em breve, receberão gratuitamente painéis solares e pilhas Tesla recarregáveis. O motivo? Trata-se de uma parceria entre o governo e a companhia que visa transformar as casas em geradoras de energia conectadas à rede.

A ideia é que os lares sejam interligados, podendo compartilhar energia a partir de um sistema de rede inteligente. Segundo Jay Weatherill, primeiro-ministro da Austrália, a iniciativa tem potencial para se tornar a maior central solar virtual do mundo. E o mais bacana: todo o projeto será financiado pela própria venda do excedente energético produzido pelas casas.

LEIA TAMBÉM:
Tesla comercializa telhas que geram energia solar (e são mais baratas do que as telhas convencionais)

A iniciativa deve começar efetivamente em junho, em fase de testes, quando 100 casas de propriedade pública receberão o kit com painéis solares e pilhas recarregáveis. Se tudo correr bem, o projeto segue para sua segunda fase, que abrangerá mil residências, e na sequência será expandido para as 50 mil casas do sul da Austrália.

A região foi escolhida para receber a iniciativa por sofrer constantemente com problemas de corte de energia. O incidente mais recente ocorreu em fevereiro de 2017, quando uma onda de calor fez com que a demanda por eletricidade aumentasse de forma considerável, resultando em um blecaute na região. A expectativa, no entanto, é que nos próximos 4 anos o projeto consiga se expandir para outros locais do país, por meio de financiamento de contribuintes locais e de um fundo de tecnologia, cedido pelo Estado, no valor de aproximadamente US$ 25 milhões.

O investimento é grande, mas os benefícios do projeto prometem ser maiores ainda (não só para a Austrália, mas para o mundo)!

 

Foto: Divulgação/Tesla



Mattheus Goto
Mattheus Goto

Estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, repórter na COP 23, estagiário no The Greenest Post e apaixonado por música, arte e histórias de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *