Suécia recicla 99% de seu lixo. Saiba como!

Suécia recicla 99% de seu lixo. Saiba como!
08 jun 2015

Todo mundo gera lixo, seja no Brasil, na China ou na Suécia — menos a americana que jura ter conseguido ficar dois anos inteiros sem produzir lixo! O cuidado com os resíduos é o que faz a diferença. Enquanto o Brasil ainda está apanhando para implementar a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Suécia dá show: recicla quase 100% do lixo que produz.

E bota produção nisso! São aproximadamente 460 kg por pessoa/ano. Os brasileiros, por exemplo, produzem em torno de 383 kg por pessoa/ano. Entretanto, segundo a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), apenas 3% dos resíduos sólidos nacionais são reciclados.

Vocês devem estar se questionando como foi possível o sucesso na gestão do lixo sueco e por que os brasileiros não conseguem nem chegar perto da meta. Pois bem, políticas públicas da Suécia souberam envolver o governo, as empresas e, é claro, a população.

E o último grupo faz a diferença, pois o programa aposta na redução do consumo e no reúso para, consequentemente, reduzir o lixo. Uma vez reduzido, metade vai para centros de reciclagem e a outra metade gera energia.

Por meio de usinas Waste to Energy, o lixo é é queimado e seu vapor é transformado em energia. Três toneladas de lixo são tão eficientes quanto uma tonelada de petróleo. O método deu tão certo que o país presta serviços para nações europeias, como a Noruega, Reino Unido e Itália.

A prática de incineração é um tanto polêmica entre os ambientalistas. De qualquer forma, não podemos desmerecer os esforços de dar destino correto aos materiais.

Foto: Reprodução



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *