Suécia dará benefícios financeiros para cidadãos que consertarem seus objetos (em vez de jogá-los fora)

Suécia dará benefícios financeiros para cidadãos que consertarem seus objetos (em vez de jogá-los fora)
19 out 2016

Reduzir a quantidade de coisas que descartamos é fundamental para diminuir a produção de lixo no mundo. Para tanto, é necessário ir contra a onda do consumo desenfreado e praticar o consumo consciente e responsável. Não é fácil, afinal somos criados para achar que comprar coisas novas é essencial – até por uma questão de status –, mas na Suécia os cidadãos têm um incentivo a mais para pensar duas vezes antes de comprar algo.

A medida, proposta pelo partido Democrata, em parceria com o Partido Verde, é ainda uma proposta parlamentar, mas já causa furor. Se aprovada, ela prevê a redução de taxas para os cidadãos que consertarem bens de consumo – como bikes, roupas e sapatos -, em vez de jogá-los fora e correr para a loja mais próxima para comprar outro.

Na prática, pessoas que prestam serviços de reparos terão impostos reduzidos entre 25 a 12%. Para coisas maiores e mais complexas, como eletrodomésticos, a proposta prevê o reembolso de taxas, o que significa metade do custo do serviço. A medida ainda reduzirá os custos da reciclagem e aumentará os empregos do setor de reparos.

“Acredito que está acontecendo uma mudança de paradigma. O conhecimento de que precisamos fazer com que nossas coisas durem mais para reduzirmos o consumo de novos materiais está se espalhando”, explica Per Bolund, Ministro da Fazenda, para o jornal inglês The Guardian.

Essa não é a primeira iniciativa bacana do governo sueco que divulgamos no The Greenest Post. O país já distribuiu bikes para quem está a fim de deixar o carro em casa, atingiu a marca de 99% do seu lixo reciclado e desistiu das Olimpíadas para investir em moradias públicas. Alguém aí com vontade de viver por lá?

Foto: Neon Tommy/Creative Commons



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Observações

  1. fabiano Gomes Diz: outubro 21, 2016 at 3:50 pm

    Gostei dessa página, muito boa mesmo!

  2. Os escandinavos estão em outro nível de evolução.

  3. Que beleza reciclar para não criar lixo. Eu reciclo sombrinhas fazendo sacolas,estás alternativas às sacolinhas de super.eu gostaria de divulgar mais essas idéias…para serem adotadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *