SC é o único estado do Brasil que aposentou lixões, conforme previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos

SC é o único estado do Brasil que aposentou lixões, conforme previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos
07 ago 2014

Ponto para Santa Catarina! Levantamento da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária apontou que o estado sulista foi o único do país que conseguiu cumprir a determinação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e trocar todos os seus lixões por aterros sanitários até o início de agosto de 2014.

Todo o lixo produzido pelas 295 cidades catarinenses tem como destino um dos 36 aterros sanitários construídos para atender à demanda do estado de forma mais sustentável. Isso porque, entre outros benefícios – em comparação com os lixões -, os aterros sanitários:
– ficam afastados de áreas urbanas e cursos d’água, evitando contaminação;
– cobrem todo o lixo com terra, para impedir moscas e mau cheiro;
– tratam o chorume que escorre dos resíduos sólidos, garantindo que o solo não seja contaminado.

Já no resto do Brasil, não há muito o que comemorar. Fizemos feio! De cada dez cidades do país, seis ainda têm lixões. Mas é bom as prefeituras desses locais começarem a se mexer: ao não atender uma exigência da Política Nacional de Resíduos Sólidos, os governos municipais, responsáveis pela gestão de lixo, correm o risco de responder por crime ambiental e ter que pagar multas milionárias.

E aí, Brasil? Partiu acabar com os lixões?

Foto: Marcello Casal Jr./Abr



Redação
Redação

Também quer ver seu texto publicado no The Greenest Post? Entre em contato com a gente pelo e-mail colabore@thegreenestpost.com!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *