Precisa de atendimento médico veterinário para emergências? Conheça o Samu Animal

Precisa de atendimento médico veterinário para emergências? Conheça o Samu Animal
26 dez 2017

Você já sentiu falta de um serviço de atendimento de emergência ao seu bichinho? Muito provavelmente – e infelizmente – sim. O Samu Animal (Serviço de Atendimento Médico Veterinário Móvel, para cães e gatos) surgiu com o intuito de mudar essa realidade.

Instituído pioneiramente em Florianópolis, Santa Catarina, em 2014, o programa se caracteriza por realizar ações como primeiros socorros, vermifugação, vacinação, exames e educação através de conscientização. Ganhou tal nome por ser semelhante ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para pacientes humanos, cumprindo o mesmo procedimento de resgate. Assim, são evitados traumas adicionais.

O projeto conta com uma ambulância equipada para o transporte dos animais feridos por atropelamento, maus-tratos ou debilitados por doenças. O serviço pode ser acionado localmente pelo 156 ou pelo 199, na Defesa Civil, se fora do horário de expediente.

LEIA TAMBÉM: Belo Horizonte quer proibir venda de animais em pet shops, feiras, parques e clínicas veterinárias

Os animais são levados para recuperação no Canil Municipal. Para casos de animais em situação de rua, permanecem no local para adoção ou ONG’s conveniadas. “Salvamos praticamente 95% dos animais abandonados e atropelados com o Samu Animal”, afirma a veterinária do Canil, Nayra Ribeiro de Novaes.

Agora, outras cidades, como Recife (PE), Osasco (SP), Campinas (SP) e Pouso Alegre (MG), estão aprovando o projeto em suas respectivas Câmaras. Quais serão as próximas cidades?

Foto: Divulgação



Mattheus Goto
Mattheus Goto

Estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, repórter na COP 23, estagiário no The Greenest Post e apaixonado por música, arte e histórias de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *