Recife obriga prédios residenciais a ter telhado verde

Recife obriga prédios residenciais a ter telhado verde
24 jun 2015

Enquanto, na França, o governo obriga os edifícios comerciais a construírem telhados verdes, no Brasil, mais especificamente na cidade de Recife, a prefeitura está exigindo que os novos prédios residenciais mantenham áreas verdes em suas coberturas.

O prefeito do município, Geraldo Júlio, acaba de sancionar a Lei 18.112/2015, que estabelece que, a partir de agora, todos os edifícios residenciais com mais de quatro pavimentos e área coberta acima de 400 m², que forem construídos na cidade, deverão ter telhados verdes. Vale plantar grama, hortaliças, arbustos ou árvores de pequeno porte nas lajes, à escolha do freguês! O importante mesmo é esverdear a cidade.

Entre outros benefícios, os telhados verdes refrescam a temperatura do ambiente, filtram a poluição do ar, absorvem a água da chuva e até reduzem a quantidade de barulho nas cidades.

Curtiu? Ainda tem mais! A nova Lei Municipal também estabelece que novos prédios – comerciais e residenciais -, com área de solo superior a 500 m² e terreno 25% impermeabilizado, devem construir reservatórios para captação de água da chuva. Assim, além de reduzir o consumo de água potável nesses locais, será possível reduzir o risco de enchentes na região.

É ou não é uma ótima ideia para ser replicada em outras cidades do Brasil?

Foto: urbanists/Creative Commons



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *