Pum da vaca pode servir de combustível para o seu carro

Pum da vaca pode servir de combustível para o seu carro
25 abr 2014

Na Argentina, ideia apresentada recentemente pelos pesquisadores do Instituto de Tecnologia Agropecuária (Inta) está dando o que falar. Eles querem transformar o metano que as vacas emitem por meio de puns em biocombustível para carros.

A ideia é boa, já que os animais ruminantes são os maiores responsáveis pelas emissões de metano do setor agrícola, contribuindo para o aquecimento global. O problema é como os argentinos querem captar esse gás.

Os pesquisadores do Inta desenvolveram uma espécie de mochila para colocar nas costas desses animais. A mala vem acoplada com um tubo de dois milímetros que é enfiado na barriga do bicho e coleta todo o metano que ele produz direto do seu tubo digestivo – ou seja, evita que as vacas soltem puns.

Os defensores dos animais, claro, detestaram a ideia. Eles afirmam que a técnica submete as vacas a uma situação nada agradável – realmente, eu não gostaria de ter uma mochila nas costas e um tubo enfiado na barriga full time. E você? Mas o veterinário e coordenador da iniciativa, Guillermo Berra, garante que a engenhoca não causa desconforto nenhum ao bicho, já que é implantada com anestesia.

Segundo ele, todas as vacas que serviram como cobaias para a ideia continuaram a apresentar comportamento normal: comer, procriar, se movimentar… Ok, a vida não para. Mas alguém perguntou se elas estão curtindo o acessório? Eu duvido!

Foto: Divulgação/Inta



Redação
Redação

Também quer ver seu texto publicado no The Greenest Post? Entre em contato com a gente pelo e-mail colabore@thegreenestpost.com!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *