Projeto convida idosos e crianças a cultivar horta juntos para promover respeito intergeracional

Projeto convida idosos e crianças a cultivar horta juntos para promover respeito intergeracional
29 out 2015

Na cidade de Familicão, em Portugal, um projeto social está arrancando aplausos de toda a comunidade: é o Envelhecimento + Activo, iniciativa que promove a interação entre idosos e crianças. A ideia é mostrar a esses dois públicos, na prática, o quanto têm a aprender e ensinar uns para os outros, incentivando assim o respeito intergeracional.

E existe lugar melhor para promover esse encontro do que em um espaço com muito verde? Criada pela Engenho, associação comunitária que visa o desenvolvimento local, a iniciativa propõe que idosos e crianças cuidem de uma horta juntos, com a ajuda de profissionais especializados no assunto.

Enquanto colocam a mão na terra – para cultivar alimentos que, mais tarde, serão usados por toda a comunidade – os 200 idosos e 50 crianças que participam do projeto podem se conhecer melhor – às vezes, até sem perceber.

A iniciativa só traz benefícios. Além do contato social, os mais velhos deixam de lado o sedentarismo, enquanto os mais novos aprendem desde cedo sobre alimentação saudável. Sem contar que fazer novos amigos é uma delícia – não importa a idade!

Pela ideia inovadora (e de grande impacto social na comunidade), o projeto Envelhecimento + Activo foi um dos grandes vencedores do Prêmio AGIR 2015. Quer saber mais sobre a iniciativa, que ainda propõe uma série de outras atividades para o público da terceira idade? Assista ao vídeo, abaixo!

Foto: Divulgação/Engenho



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *