Vídeo mostra produtores de cacau da África comendo chocolate pela 1ª vez na vida

Vídeo mostra produtores de cacau da África comendo chocolate pela 1ª vez na vida
26 mar 2015

2 euros (ou R$ 7). Esse é, aproximadamente, o preço de um chocolate na região da Costa do Marfim. O país africano é o maior exportador de cacau do mundo, com uma produção anual de 1,6 milhão de toneladas de grãos do fruto, mas ironicamente a maioria de sua população sequer provou o gosto do chocolate uma vez na vida.

O motivo? Um dos maiores (e mais cruéis) problemas que, ainda, assolam o mundo em pleno século 21: a pobreza. Segundo o Banco Mundial, mais de 40% da população da Costa do Marfim vive abaixo da linha da pobreza. Isto é, ganha menos de 1 dólar por dia e não possui condições de obter todos os recursos que necessita para viver – como comida e moradia. Chocolate, então? Nem pensar!

Chocado com essa realidade, o canal de TV holandês VPRO Metropolis foi a uma fazenda de cacau na Costa do Marfim – com chocolate na bagagem! – e registrou a reação dos agricultores ao provar a iguaria pela primeira vez na vida.

Um dos camponeses, Alfonse, conta que já ouviu dizer que os homens fazem ‘comida boa’ com o cacau, mas nunca teve a chance de ver o alimento – e, muito menos, de prová-lo. Ele ganha 7 euros (ou R$ 24) por dia e, portanto, é considerado uma pessoa de classe média na Costa do Marfim. Com o dinheiro, no entanto, precisa sustentar a família, formada por 15 pessoas, e ainda pagar os quatro funcionários que trabalham para ele na plantação de cacau.

A presença da TV holandesa no local (e, principalmente, do chocolate) se transformou em um evento. Alfonse quis dividir a barra trazida pelo repórter com o resto dos amigos agricultores. Um deles, inclusive, pediu para guardar a embalagem do alimento para mostrar aos filhos. Assista no vídeo, abaixo, em inglês.

Retratos de uma sociedade desigual, que nos fazem refletir sobre o tanto que temos – e se, realmente, somos gratos o suficiente. Lembra-se da primeira vez que comeu um chocolate na vida?

Foto: Reprodução/Youtube



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *