Conheça a primeira espécie de tubarão vegetariano de que se tem notícias no mundo

Conheça a primeira espécie de tubarão vegetariano de que se tem notícias no mundo
11 jan 2018

Os pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, foram surpreendidos por um animal de dieta inesperada. Em uma investigação, descobriram uma espécie da família do tubarão-martelo, o tubarão-de-pala, que tem alimentação vegetariana, ingerindo apenas ervas marinhas.

Tubarões são conhecidos como temíveis animais carnívoros, sendo geneticamente “construídos” para caçar presas, com dentes afiados e sentidos apurados. A exceção à regra é o tubarão-de-pala, o primeiro tubarão “vegetariano” de que se tem registro, segundo revela Samantha Leigh, pesquisadora da Universidade da Califórnia. Ela conta que a descoberta chocou a comunidade científica por seu caráter inesperado.

Confira abaixo o vídeo, em inglês, divulgado a respeito da novidade.

LEIA TAMBÉM:
Vegetariano: ser ou não ser?

Os resultados revelaram que cerca de 56% das ervas ingeridas por esses animais foram decompostas pelo intestino dos tubarões e o resto foi excretado, o que evidencia que eles possuem enzimas para digestão de celulose – além das enzimas para digestão de gorduras e proteínas típicas da carne.

Agora os pesquisadores se dedicam a entender como essa transformação aconteceu, uma vez que a alimentação dos tubarões-de-pala costumava ser baseada em crustáceos. Mistérios da natureza…

Foto: Markus/Creative Commons



Mattheus Goto
Mattheus Goto

Estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, repórter na COP 23, estagiário no The Greenest Post e apaixonado por música, arte e histórias de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *