Paris doa espaços públicos para cidadãos plantarem orgânicos (e ainda oferece sementes de graça!)

Permis de végétaliser 90 Bld de Charonne 20e
17 out 2016

Até o ano de 2020, Paris tem a ousada meta de aumentar em 1 milhão de m² a quantidade de áreas verdes na cidade. E, para cumprir o compromisso, está contando com a ajuda da população: de telhados e canteiros a postes, o governo está oferecendo os espaços públicos aos cidadãos que gostam de jardinagem.

A ideia é que eles liberem a criatividade e plantem pela cidade espécies nativas – sejam elas para comer ou, apenas, enfeitar e esverdear a capital francesa.

Os interessados se inscrevem na prefeitura e firmam acordo em que ganham os direitos do espaço por três anos, com possibilidade de renovação. As únicas regras são não usar pesticidas, plantar apenas espécies locais e garantir a conservação do espaço.

Como incentivo, os “jardineiros urbanos” ainda ganham um kit de plantio da prefeitura, com um punhado de terra, adubo e sementes, entre outras ferramentas. Já pensou uma iniciativa dessas nas capitais brasileiras?

Foto: Christophe Noël et Jean-Pierre Viguié/Mairie de Paris



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Observações

  1. olá Débora Spitzcovsky,

    as cidades precisam de mais verde, além de melhorarem o ar deixam a cidade mais charmosa
    muito bom seu artigo quando mais incentivarmos e conscientizarmos a população deixaremos
    um futuro melhor para novas gerações.

  2. Antonio Martins Diz: outubro 19, 2016 at 11:47 am

    Bom exemplo a ser seguido por nos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *