Os painéis solares que transformam umidade do ar em água potável para quem não tem

Os painéis solares que transformam umidade do ar em água potável para quem não tem
14 mar 2018

A startup Zero Mass Water, baseada no estado do Arizona, nos Estados Unidos, anunciou sua mais nova engenhoca: painéis solares que filtram partículas de água presentes no ar e tornam o recurso potável. Batizada de Source Hydropanels, a tecnologia promete ser fácil, escalável e consistente – além de uma solução e tanto para aqueles que vivem em regiões sem acesso à água potável.

Estima-se que cada placa consiga produzir aproximadamente cinco litros de água potável por dia, suficiente para satisfazer as necessidades de duas pessoas. Para tanto, os painéis usam nanomateriais e muita física!

Leia também:
Brasil estuda importar tecnologia israelense de dessalinização de água para combater seca no Nordeste

Regiões que sofrem com a falta de água potável serão as maiores beneficiárias da inovação. “Nós queremos garantir acesso à água potável de qualidade para o mundo inteiro e mudar fundamentalmente o relacionamento que os seres humanos têm com o recurso”, explica Cody Friesen, CEO da startup, em entrevista à revista Forbes.

Professor de engenharia da Universidade Estadual do Arizona, Cody já instalou a tecnologia em oito diferentes países, incluindo Equador, Jordânia, México e Filipinas. Nos EUA, diversas instalações já possuem os painéis e, recentemente, o empreendedor recebeu aporte de US$ 24 milhões para produzir a inovação em maior escala. Será que ela chega ao Brasil?

Foto: Divulgação



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *