O casal que transformou o quintal de casa em um camping para moradores de rua

O casal que transformou o quintal de casa em um camping para moradores de rua
01 mar 2016

Já noticiamos aqui, no The Greenest Post, uma série de iniciativas que buscam oferecer abrigo aos moradores em situação de rua. Há, por exemplo, o projeto que quer transformar outdoors em casas para os sem-teto e, ainda, o norte-americano que corre a Califórnia à procura de materiais descartados no lixo que podem ser usados na construção de casas para essas pessoas. Oferecer o próprio teto para os moradores em situação de rua, no entanto, é novidade.

Foi o que fez o casal Lancaster, que mora em Washington, nos Estados Unidos, em uma confortável casa de 65 m². Incomodados com o grande quintal inutilizado que possuiam no fundo da residência, os dois decidiram: iam abrir o espaço para moradores em situação de rua acamparem. A ideia não surgiu do nada. O casal conheceu uma família com quatro crianças, que estava dormindo na rua, e desde então não conseguiu mais pregar os olhos de noite, sabendo que tinha um espaço inutilizado dentro de casa que poderia ser usado por eles.

A família (com crianças de 12, 10, 6 e 2 anos de idade) inaugurou o camping dos Lancaster, que hoje já abriga cerca de 20 moradores em situação de rua. A convivência com os novos moradores é tão boa que os proprietários acabaram convidando-os para partilhar também a cozinha, o banheiro e a lavanderia da casa.

Gratos, a maioria dos abrigados pelos Lancaster se sentiram novamente motivados a lutar por suas vidas, passaram a procurar emprego e já fazem planos de se mudar dali para ter suas próprias casas – e dar a oportunidade que tiveram para outros moradores em situação de rua. “Para nós, é importante sermos vistos apenas como pessoas, sem o título de moradores em situação de rua. Nós não somos de outro planeta”, disse Aaron Ervin, um dos sem-teto que acampa no quintal da casa, em entrevista ao KUOW.

Que história, não?!

Foto: Reprodução/KUOW 



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *