EUA instalam bikes que geram energia limpa nas escolas (e notas dos alunos aumentam)

EUA instalam bikes que geram energia limpa nas escolas (e notas dos alunos aumentam)
18 abr 2016

Crianças têm MUITA energia, não é mesmo? E, muitas vezes, toda essa energia faz com que seja missão impossível fazê-los sentar, quietos, para assistir a uma aula, o que pode comprometer o processo de educação. Tendo isso em vista, apresentamos a bike dos sonhos de qualquer pai e professor. Ideal para aqueles alunos hiperativos, ela alia aprendizado, gasto de energia e geração de eletricidade limpa.

A ideia já foi implantada em uma escola da Carolina do Norte, nos EUA. Segundo a instituição, a medida fez sucesso entre os alunos e foi supereficaz. Para ter uma ideia, no final do ano letivo, os estudantes que haviam passado mais tempo na bicicleta lendo foram os mesmos que apresentaram as melhores notas em leitura. Não é só coincidência, né?

E mais: além de incentivar as crianças a fazer exercícios físicos (em um país onde a obesidade só cresce), a bike carrega o celular ou tablet e ainda manda um pouco de energia para a rede do colégio.

Adam Boesel, o designer da Green Microcycle, como foi batizada a invenção, criou o dispositivo para sua academia para que as aulas de spinning gerassem alguma energia para abastecer o local. Algumas escolas se interessaram pelo projeto, que se mostrou uma ótima maneira de ensinar ciência e tecnologia às crianças.

“Você pode ensinar sobre transformação de energia e sobre energia renovável. Você também pode mostrar, na prática, o esforço que é necessário para produzir 100 watts, fazendo a relação com a importância de economizar o recurso”, explica Adam. Foi então que ele vendeu algumas bikes para escolas do país inteiro. Inclusive a escola local, onde seu filho estuda.

E vem aí uma nova versão da bicicleta, que ainda está em fase de desenvolvimento, mas terá apoio para livros para que as escolas consigam implementar o programa Pedale e Leia. É uma ótima ideia para que crianças que passam em média 8,5 horas sentadas ao dia possam se exercitar!



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *