No Paraná, catadores terão centro para formação técnica

08-12-17InagACARSTI
02 jan 2018

Que o papel dos catadores de resíduos recicláveis é importantíssimo, todo mundo já sabe. Mas agora, o trabalho destes agentes deve melhorar no Oeste do Paraná. A classe acaba de ganhar um centro para a capacitação técnica em Santa Terezinha de Itaipu. O espaço deve ser utilizado para a formação de moradores das 52 cidades que compõem a Associação dos Municípios do Oeste Paranaense (Amop), além de Altônia (PR) e Mundo Novo (MS).

O convênio foi assinado entre a Itaipu Binacional e a Associação dos Catadores de Resíduos Recicláveis e/ou Reaproveitáveis de Santa Terezinha de Itaipu (Acaresti), que já foi premiada por diversas instituições e órgãos governamentais. Para se ter uma ideia, a iniciativa chegou a ter um índice de 85% de participação da população na separação dos materiais recicláveis, com aproveitamento de 92% das 100 toneladas de resíduos coletados.

O valor repassado pelo convênio também será utilizado na criação de um espaço para visitantes e para a instalação de um sistema de energia solar e de reuso da água no Centro de Triagem, bem como para a aquisição de uniformes para os catadores. Além disso, a Acaresti foi contratada para a coleta dos materiais recicláveis em Santa Terezinha de Itaipu – atividade até então realizada por empregados da prefeitura. Para tal função, será utilizado um caminhão entregue pelo governo do Estado.



Web Rádio Água
Web Rádio Água

A Web Rádio Água é uma ferramenta de comunicação do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), um centro de categoria 2 do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO. A WRA opera na produção e difusão de conteúdos em áudio (técnicos e comunitários) dentro das temáticas “Água, Energia e Sustentabilidade”. O projeto dedica-se a ser um espaço colaborativo que possibilita a troca de informações e experiências, para que, a partir da mobilização social, sejam adotadas boas práticas relacionadas à temática água como recurso natural em diferentes cenários da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *