No Ceará, moradores que reciclam lixo têm desconto na conta de luz

No Ceará, moradores que reciclam lixo têm desconto na conta de luz
23 jan 2015

Já contamos aqui no The Greenest Post que, em São Paulo, consumidores da AES Eletropaulo já podem pagar sua conta de luz com resíduos recicláveis. Em todo o Estado do Ceará, os cidadãos podem usufruir do mesmo benefício, graças ao programa Conta Verde, criado pela Coelce, Companhia Energética do Ceará.

A iniciativa aponta, na conta de luz, quanto CO2 as residências estão emitindo por conta do consumo de eletricidade e convida os moradores a compensar essa emissão por meio da doação de lixo reciclávelcomo papel, plástico, vidro e metal.

Por quê? Simples! A reciclagem de um material demanda muito menos energia do que sua produção – para fazer um quilo de alumínio, por exemplo, emite-se 10 quilos de CO2, enquanto para reciclá-lo gasta-se cerca de 300 gramas. Ao doar lixo para reciclagem, portanto, o consumidor ajuda a reduzir as emissões da indústria, compensa sua pegada energética e, como prêmio, ganha desconto na conta de luz.

A Coelce já implantou mais de 100 postos de recolhimento de recicláveis por todo o Ceará – inclusive em Fortaleza, capital do Estado -, ajudando muita gente a reduzir (e até zerar!) a conta de luz. E, se a economia de CO2 que o cidadão gerou, graças a sua doação de lixo, for maior do que a quantidade de gás carbônico que emitiu por conta do consumo de eletricidade, ele acumula créditos para a fatura de energia do próximo mês.

É ou não é uma boa ideia para replicar em outras partes do país?

Foto: John LeGear/Creative Commons



Redação
Redação

Também quer ver seu texto publicado no The Greenest Post? Entre em contato com a gente pelo e-mail colabore@thegreenestpost.com!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *