Na Índia, trens terão placas solares no teto para produzir energia

Na Índia, trens terão placas solares no teto para produzir energia
05 ago 2015

Enquanto, na Holanda, as ciclovias produzem energia solar, na Índia os trens é que ganharão placas fotovoltaicas.

O projeto, apresentado pelo Ministério das Ciências e Tecnologia, é inspirado no avião suíço Solar Impulse, que funciona 100% com energia solar. No caso dos trens indianos, a eletricidade produzida não será suficiente para aposentar o uso do diesel, mas suprirá cerca de 15% da demanda – e contribuirá para a redução de 200 toneladas de emissões de CO2 todos os anos.

E mais: quando os trens estiverem parados (e, portanto, não demandarem energia para funcionar), a eletricidade produzida por meio das placas fotovoltaicas será enviada para a malha energética da cidade, contribuindo para a iluminação pública.

Curtiu? Um trem piloto já está circulando pelos trilhos da Índia e, se os testes forem bem-sucedidos, toda a malha ferroviária será equipada, pouco a pouco, com placas fotovoltaicas. Mais um motivo para a população optar pelo transporte público! Boa ideia para o Brasil replicar, não?

Foto: Divulgação/Ministério das Ciências e Tecnologia



Redação
Redação

Também quer ver seu texto publicado no The Greenest Post? Entre em contato com a gente pelo e-mail colabore@thegreenestpost.com!

Observações

  1. […] Foto/Crédito: Reprodução Fonte: Portal The Greneest Post. Leia a matéria completa aqui. […]

  2. […] energia solar já está por toda parte. Nas ciclovias, trens, calçadas, estacionamentos e até em creches públicas no sul do Brasil. Mas ainda existem muitos […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *