Na África, crianças geram energia para suas escolas enquanto brincam no gira-gira

Na África, crianças geram energia para suas escolas enquanto brincam no gira-gira
20 out 2014

Após trabalhar durante anos como voluntário em Gana, o engenheiro Bem Markham percebeu duas sérias questões que precisavam ser resolvidas por lá: a falta de parquinhos para a criançada e de energia para as escolas. Markham, então, ligou os pontos e iniciou o desenvolvimento de playgrounds que gerassem eletricidade para abastecer a vizinhança. Afinal, energia as crianças têm de sobra!

A partir da ideia, e com o apoio da Birgham Young University, o engenheiro criou a ONG Empower Playgrounds, que produz uma série de brinquedos capazes de transformar energia cinéticado movimento das crianças – em energia elétrica. Segundo a ONG, cada brinquedo pode gerar até 150 watts, que são utilizados para abastecer a escola e iluminar o caminho dos estudantes com lanternas LED – já que a iluminação pública  também deixa a desejar.

A instalação do sistema custa aproximadamente dez mil dólares. Parece caro, mas tem um ótimo custo-benefício: abastece 200 crianças por pelo menos cinco anos – o que significa um investimento de menos de um dólar por mês para cada criança.

A iniciativa de Markham já contemplou mais de 30 escolas africanas. Assista, abaixo, ao vídeo que mostra a festa da comunidade para receber o equipamento. Dá gosto de ver!

Foto: Divulgação



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Observações

  1. […] fazer estudar para a prova ou fazer a tarefa de casa, por exemplo. Já contamos a história de crianças que geram energia enquanto brincam no intervalo, […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *