A maior e mais nova usina de energia solar da América Latina é brasileira

A maior e mais nova usina de energia solar da América Latina é brasileira
21 dez 2017

A maior usina solar da América Latina é brasileira! Foi inaugurado o Parque Solar Nova Olinda no município de Ribeira do Piauí, no estado do Piauí.

O parque é resultado de uma parceria público-privada, entre o governo brasileiro e a empresa italiana Enel S.p.A, por meio da subsidiária Enel Green Power Brasil Participações Ltda. Foram investidos US$ 300 milhões para construir a usina, que agora é um marco e tanto para o país.

Sua capacidade de produção é de 292 megawatts, rendendo 600 GWh por ano – montante suficiente para abastecer 300 mil casas brasileiras todos os anos.

O terreno em que foi construída conta com altos níveis de radiação solar e vai ajudar o Brasil a ter uma matriz energética cada vez mais limpa e livre de combustíveis fósseis. Com o Parque Solar Nova Olinda, cerca de 350 mil toneladas de dióxido de carbono deixarão de ser emitidas todos os anos no país.

LEIA TAMBÉM: Duelo de titãs! China constrói maior usina flutuante de energia solar do mundo – e desbanca Japão

O secretário de Estado da Mineração e Energias Renováveis, Luiz Coelho, afirma que a inauguração de Nova Olinda abre novas perspectivas para a produção de energia solar no Piauí. “A inauguração dessa usina é de grande importância para o estado, porque, para a situação brasileira, o Piauí ganha uma repercussão muito boa, já que estamos falando da maior usina da América Latina”, esclarece Coelho.

Ou seja, além de toda a ajuda ao meio ambiente, a usina também colabora para impulsionar os investimentos na economia do Estado – e, consequentemente, do país. Aí sim! 

Foto: Divulgação/Enel



Mattheus Goto
Mattheus Goto

Estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, repórter na COP 23, estagiário no The Greenest Post e apaixonado por música, arte e histórias de vida.

Observações

  1. Excelente notícia,muito satisfeito de saber que o Brasil investiu alto em energia limpa e gerando renda com isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *